Conferências de Engenharia Civil 2001
Estruturas metálicas: uma arte actual

O Estado da Arte na Actualidade foi a temática abordada pelo professor Simões da Silva perante um auditório repleto de alunos e docentes de Engenharia Civil.

 Por Ana Maria Fonseca

A sala encheu para ouvir
Simões da Silva falar de
estruturas metálicas

Ao longo de hora e meia, Simões da Silva, Professor de Estruturas Metálicas e Mistas na Universidade de Coimbra, apresentou várias probabilidades relativas a diversas qualidades de ligações para estruturas metálicas, comportamento das ligações face a vários factores e componentes de uma estrutura metálica, demonstrando métodos avançados de análise e dimensionamento.
Especialista em estruturas de metal, Simões da Silva, professor convidado na Universidade da Beira Interior durante oito anos (1991-1999), apresentou várias propostas aos alunos de Engenharia Civil. Uma palestra bastante técnica, que contou com a vasta investigação deste professor na área das estruturas metálicas.
De acordo com o orador, os métodos utilizados na realização de estruturas metálicas são os mesmos que serão utilizados daqui a alguns anos, apenas com algumas pequenas alterações. "As estruturas metálicas são duráveis, mas como qualquer outra estrutura, é essencial uma manutenção regular", defende Simões da Silva. "As acções cíclicas provocam fenómenos de fadiga, mas se uma estrutura for sujeita a manutenção regular, pode durar indefinidamente", conclui o investigador. Prova disso é que estruturas metálicas são feitas há mais de cem anos e continuam a subsistir em boas condições hoje em dia. Deste modo, e mesmo relativamente ao nosso País, tanto a durabilidade como a qualidade das estruturas metálicas dependem não só da construção do monumento mas também, em larga medida, da manutenção exercida sobre ele.
Simões da Silva é presidente do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). A este cargo junta ainda a vice-presidência da Comissão Científica e a coordenação do laboratório de Mecânica Estrutural do Departamento de Engenharia Civil desta mesma universidade.
Amanhã, dia 21, decorrerá uma apresentação de CCS, um programa de orçamentação. Proferida pelo Engenheiro Ilídio Curral, esta palestra está ainda sujeita a confirmação.

Clique aqui para regressar à primeira página