A 12 de Abril, na UBI
VI Encontro de Cosmologia estimula
cooperação científica entre universidades

O VI Encontro da Rede Portuguesa de Cosmologia terá lugar no dia 12 de Abril, nas instalações do Laboratório de Astrofísica e Geofísica da UBI. A organização está a cargo do Grupo de Astrofísica e Cosmologia desta universidade.

 Por Mariana Morais

Os interessados pela origem
e evolução do Cosmos têm neste
evento a oportunidade
de esclarecer as suas dúvidas

Estimular a cooperação científica entre as universidades portuguesas é o objectivo da Rede Portuguesa de Cosmologia (RPC) criada em 1998. A ideia surgiu a partir da experiência de Paulo Moniz, Pedro Avelino e Carlos Martins, professores portugueses na universidade inglesa de Cambridge.
Paulo Moniz, professor associado do Departamento de Física da UBI e um dos organizadores do encontro, afirma que "em Inglaterra, três vezes por ano, grupos de investigação reuniam-se com os alunos". Em palestras curtas, de 10 a 15 minutos, os grupos apresentavam resultados, dificuldades e ideias. "Daí resultavam processos de colaboração e estímulo entre universidades de diversos pontos do país", refere o docente de Física.
Paulo Moniz explica que a cosmologia "é o estudo do cosmos num todo. Ocupa-se da estrutura visual do universo, da sua origem e evolução". Porque é que as galáxias estão onde estão? Porque é que o Universo é como é? Qual é a origem do homem? Responder a estas perguntas, entre outras, é o objectivo do VI Encontro da RPC, o segundo a realizar na Covilhã e onde estarão presentes professores das universidades do Porto e de Aveiro.

Clique aqui para regressar à primeira página