V Jornadas de Matemática
"Um olhar sobre a realidade"

O núcleo de estudantes de Matemática Ensino da Universidade da Beira Interior organiza as V Jornadas de Matemática que irão decorrer nos próximos dias 23 e 24 de Março no anfiteatro da Parada e no bloco 6 da UBI.

 Por Cláudia Cardoso

"Para além da terceira dimensão"
é uma exposição que aborda
a visualização de objectos
matemáticos através do computador

"Um olhar sobre a realidade" é o título destas jornadas que o núcleo de estudantes de Matemática Ensino da Universidade da Beira Interior, MATUBI, está a promover. As principais intervenções serão de Ana Breda da Universidade de Aveiro, de José Vitória das Universidades de Coimbra e Beira Interior e de Jorge Martins, director regional de Educação do Norte, entre outros.
O programa do dia 23 é constituído por uma conferência relativa às áreas de Matemática e Informática intitulada "Geometrix, um projecto inovador e interdisciplinar". À tarde terá lugar uma acção de formação com metodologias de ensino-aprendizagem alternativas, nomeadamente trabalho cooperativo na sala de aula.
Para o dia 24 está programado um debate sobre indisciplina na sala de aula e insucesso escolar. Às 14 horas e 30 será abordado o tema "A realidade Matemática em Portugal".
Do programa consta ainda um jantar convívio e um sarau cultural com a participação do teatro e das tunas académicas da UBI.
Inseridas nas jornadas estão uma Feira do Livro e a exposição "Para além da terceira dimensão". Esta exposição decorre entre os dias 12 e 31 de Março e consiste em objectos matemáticos visualizáveis pelo computador. Mostra ainda relações entre Matemática, Arte e Computação Gráfica, recriando e expandindo uma exposição virtual que existe no ciberespaço. As suas imagens procuram sugerir intuições geométricas evocando a noção matemática de dimensão.

Clique aqui para regressar à primeira página