Carina Franco apresenta dissertação de Mestrado
"Há que chamar a comunidade à escola"

 Por Nélia Sousa

Carina Franco, professora na EB 2/3 de São Domingos, Covilhã, é a mais recente mestre em Ciências da Educação formada pela UBI. Uma maior participação da comunidade no acompanhamento escolar foi uma das propostas feitas por esta professora de Português.

No dia 14 de Março teve lugar no pólo IV da UBI mais uma dissertação de mestrado em Ciências da Educação.
Manuel Joaquim Loureiro e Fátima Simões (orientadora), professores na UBI, Maria Iolanda Ribeiro, professora auxiliar na Universidade do Minho e o vice-reitor Mário Raposo foram o júri das respectivas provas. A tese, intitulada "Resolução de conflitos e auto-regulação socioemocional: desenvolvimento e avaliação de um projecto de intervenção", abordava os problemas relacionados com a prática escolar.
Privilegiar as comunicações interpessoais entre professor e aluno, o intercâmbio disciplinar, a organização de trabalhos colectivos e o envolvimento dos jovens em tarefas cooperativas são algumas das sugestões apontadas pela candidata para resolver o problema da indisciplina nas salas de aula.
Na sua perspectiva o mau comportamento nas salas de aula relaciona-se com o facto de os alunos, provenientes de vários níveis sociais, trazerem para a escola todos os problemas pessoais. "Em algumas crianças há um enfraquecimento do papel da família e isso afecta o relacionamento com os colegas e os professores", explica. Por outro lado "a imagem que os pais têm da escola é uma imagem da escola que eles frequentaram", algo que, no seu entender, é negativo.
Acrescenta ainda que "o trabalho realizado com os alunos fica dentro da escola. Não há participação da comunidade pelo que temos de a chamar à escola". Para esta docente o papel da escola deve ser o de "assumir a função de educadora visto que hoje vivemos numa sociedade em que os pais investem muito na sua carreira, não tendo muito tempo para a educação dos filhos".
A sua dissertação de mestrado levou o júri a atribuir a nota máxima de Aprovado com a classificação de Muito Bom. Esta nova mestre tem agora a tarefa de contribuir para a redução dos conflitos nas escolas.

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