Basquetebol - Unidos do Tortosendo em festa
Cadetes femininos
a uma vitória da "Final-Four"

 Por Alexandre S. Silva
NC/Urbi et Orbi

A equipa de Cadetes femininos do Unidos do Tortosendo está a um passo do apuramento para a "Final-Four" da Taça Nacional da categoria. A formação serrana venceu, no domingo, 18, a sua congénere da Figueira da Foz, o Grupo "Caras Direitas", por 62-52 e ficou apurada para a final da Zona Norte, o que, só por si, é um feito histórico no basquetebol distrital.
As atletas e as cerca de 100 pessoas que acompanharam a equipa à cidade litoral não vão esquecer tão cedo este jogo. Uma partida imprópria para cardíacos. No início do encontro o nervosismo apoderou-se das duas equipas, o que se traduziu em muitas bolas perdidas. No final do primeiro período o marcador regista uma igualdade a 16 pontos. Num jogo disputado "taco-a-taco" a marcha do marcador faz aumentar o ritmo cardíaco. Ao intervalo, o unidos vence por 27-30 enquanto, nas bancadas, o jogo é vivido como uma autêntica final.
A segunda parte é afinada pelo mesmo tom e, só a cinco minutos do fim, se começa a desenhar o resultado final. Período em que o Unidos soube dilatar e gerir a vantagem. Mesmo antes do apito final, já os beirões faziam a festa no Pavilhão da Figueira da Foz. Festejos que duraram toda a viagem de regresso. Raposo da Silva, presidente do clube serrano, Não quis deixar de dedicar a vitória "a todos os que se deslocaram com a equipa e às gentes do Tortosendo e do concelho".
Agora, entre o Unidos e a "Final-Four" está o cinco de Aguiar da Beira. Caso as beirãs vençam o jogo, a disputar a 1 de Abril, consegue o apuramento directo. Caso contrário, vai disputar, no fim-de-semana de 7 e 8, uma jornada de qualificação com as equipas da Zona Sul e Ilhas.

Fim-de-semana infeliz para o CDC

O fim-de-semana vitorioso do Unidos começou no sábado, 17. O "cinco" de Iniciados masculinos recebeu e venceu a formação de Manteigas por concludentes 62-18. Um resultado que espelha a superioridade dos tortosendenses que, assim, alcançam a sua segunda vitória no Torneio Nacional da categoria.
Menos felizes estiveram as equipas do Desportivo da Covilhã (CDC). A equipa masculina de cadetes recebeu em casa o Gumirães, de Viseu, e, num desafio bastante equilibrado, saíu derrotado por 66-67. Mais dilatados foram os números do desaire do clube covilhanense em Oliveira de Azeméis. A formação Júnior B teve pela frente, talvez, a melhor equipa da Zona Centro-Norte e perdeu por 103-40. No próximo fim de semana, 24 e 25, os Juniores continuam a jogar fora de casa. No sábado actuam no Pavilhão do Fontelo, em Viseu, frente ao Gumirães e, no domingo, viajam até Trancoso. Ambos os jogos a contar para a IX Taça Nacional.

Clique aqui para regressar à primeira página