Comissão Europeia visita Serra da Gardunha
Projecto Life em bom ritmo

O mau tempo e a falta de dinheiro têm atrasado o Life e obrigam a pedir a prorrogação do prazo inicial. A protecção da Asphodelus-bento-raínha, é um dos objectivos.

 NC/Urbi et Orbi

Na Gardunha cresce uma planta única em todo o Mundo

A Associação de Defesa e Desenvolvimento da Serra da Gardunha (ADESGAR) recebeu na sexta-feira, 16, a visita de elementos da Comissão Europeia que vieram verificar, no local, o desenrolar do Projecto Life. Os responsáveis pelo plano na Gardunha fizeram notar as dificuldades sentidas, nomeadamente em termos financeiros e climatéricos. Argumentos que justificam o pedido de prorrogação do prazo de aplicação do Life. Pelo meio, ficou a ideia tornar a Asphodelus-bento-raínha, a planta única no mundo que cresce na Gardunha, ícone da Serra fundanense.
João Pedro Silva, biólogo que coordena o projecto na Gardunha, aponta o mau tempo que se fez sentir este ano como a principal causa para os atrasos que se estão a verificar. "As condições climatéricas impediram a implementação de um conjunto de medidas, que foram retardadas por falta de acessibilidade aos locais. Provavelmente, não vamos poder recuperar esse tempo perdido", refere. Outro constrangimento encontrado pelos técnicos é alguma falta de compreensão por parte dos habitantes, talvez pela pouca divulgação acerca do trabalho que está a ser feito. "Não andamos para aí a cortar pinheiros como as pessoas têm dito. Estamos é a fazer gestão florestal que tem de ser conscienciosa e com o apoio das pessoas para que não se criem mal entendidos", explica.
Para além destes problemas, acrescentam-se os financeiros. O protocolo assinado entre as diversas partes, e que inclui a União Europeia, estabelece que a autarquia transfira 35 mil contos para o projecto. O Life está a meio do percurso e, até agora, ainda só chegaram dois mil e 500 contos. Manuel Arsénio, presidente da direcção da ADESGAR, mostra-se confiante que a Câmara resolva o problema e está já marcada uma reunião para discutir o assunto. O líder da ADESGAR salienta que "nunca houve dúvidas de que a edilidade iria satisfazer o compromisso assumido". Arsénio acrescenta que "não ficou especificado quais os montantes a ser cedidos", mas está disposto a "debater o valor das próximas transferências".

Questões burocráticas também atrasaram

Apesar das dificuldades encontradas, a avaliação da Comissão é positiva. Joaquim Capitão, responsável pelos Projectos Life portugueses confirma "a boa impressão obtida na reunião". "Tendo em conta os condicionalismos que nos explicaram terem existido, o Life está a avançar de uma forma satisfatória. Começou com alguns atrasos por questões burocráticas, mas penso que está a avançar a bom ritmo", acrescenta.
Em relação à Asphodelus-bento-raínha, Capitão deixa o repto para que seja encarada como património da região, juntamente com a cereja: "É uma planta que não existe em mais lado nenhum e a sua importância fica demonstrada pela directiva da Comunidade Europeia que a incluiu na lista de conservação prioritária". Para João Silva, a planta é o verdadeiro símbolo da Gardunha e compara-a ao "lince na Malcata e à neve da Estrela". "Estas espécies são identificavas dos lugares onde crescem. Em Portugal deve-se tentar focar esses pontos como forma de dar a conhecer o património natural. A Asphodelus-bento-raínha pode ser o ícone desta serra", conclui.

Clique aqui para regressar à primeira página