Marcha pela Educação leva reivindicações a
Manuel Santos Silva
Alunos da Ubi marcham em Lisboa dia 28

Cerca de 500 alunos juntaram-se na marcha de protesto que percorreu as ruas da cidade no dia 21. A AAUBI adere agora à manifestação nacional marcada para amanhã.

 Por Cristina Marques

Alunos da UBI exigem
educação superior.
Amanhã marcham em Lisboa.

O mau tempo que se fez sentir no passado dia 21 não foi impedimento para os cerca de 500 estudantes da UBI que participaram na Marcha pela Educação, organizada pela Associação de Estudantes da UBI. "Trata-se de uma excelente iniciativa, a que todos deviam comparecer", afirma António Ferreira, aluno do 5º ano de Química Industrial que, apesar de não estar na UBI no próximo ano lectivo, optou por participar no protesto.
A manifestação partiu do Pólo de Ciências Sociais e Humanas(CSH) e atravessou grande parte da cidade da Covilhã até chegar ao Pólo I. Alunos, a pé e de automóvel, juntaram-se à marcha de protesto que prosseguiu até à Reitoria.
As ruas da cidade neve vestiram-se de negro. "Os alunos mobilizaram-se e espero que o Ministério da Educação perceba que algo está mal", comenta Jorge Jacinto, presidente da AAUBI.
O reitor Manuel Santos Silva recebeu os manifestantes e deu o seu apoio aos alunos. O reitor admite mesmo "que têm toda a razão em protestar, pois o ano 2000 foi muito problemático sob o ponto de vista do financiamento".
Jorge Jacinto entregou dois cadernos reivindicativos, um para o reitor da UBI, outro para ser entregue ao ministro da Educação. Em cerca de 48 páginas são apresentadas algumas reivindicações, das quais fazem parte a questão do financiamento, formação pedagógica do docente, insucesso escolar, saídas profissionais e acção social.
A cantina para o Pólo de CSH, que faz parte do pacote de reivindicações da AAUBI, não foi esquecida e o reitor Manuel Santos Silva afirma já ter falado com os responsáveis da PRODEP "no sentido de desbloquear aquela unidade alimentar , já que é uma necessidade".
A luta continua e a AAUBI vai marcar presença em Lisboa, na Manifestação Nacional de Estudantes do Ensino Superior. "Todas as Associações estão connosco e vamos juntar-nos dia 28, para mais um protesto", anuncia Jorge Jacinto, que acredita na união da Academia.

Clique aqui para regressar à primeira página