Prova de Vida                  Acção e um beijo
 
Taylor Hackford

 

Um rapto. Uma mulher em desespero. Um negociador experiente. A receita não é nova mas a distribuição equilibrada dos ingredientes resultou num filme que, não sendo uma obra-prima, se vê tanto melhor quanto mais o espectador aprecie o género "acção e um beijo". Definição que, no caso, se aplica literalmente. Acção e um beijo a que o contexto político (vulgo caos) e a exuberante paisagem equatoriana dão côr e consistência. E se a tudo isto juntarmos Russell Crowe e Meg Ryan a coisa acaba mesmo por ficar compostinha.
Proof of Life é um filme feito com conta, peso e medida. Russell Crowe, recém premiado com o Óscar de Melhor Actor pelo seu desempenho em Gladiator, dá mais uma vez provas da sua versatilidade, enchendo o ecrã com a intensidade contida do negociador Terry Thorne, em quem a dureza e destreza física se combina com a vulnerabilidade, uma vez mais, na medida exacta. Uma representação muito bem ladeada pela ansiedade que Meg Ryan tem o bom senso de não transformar em pranto e pelo desespero que David Morse consegue dividir com o espectador.
O grande mérito deste filme está em não cair no exagero. É um filme de acção sem abusar na carnificina; é um drama sem ser lamechas; é tenso sem ser atrofiante; é real sem ser documentário. Não se ama mas vale a pena.

por catarina moura

                                 Clique aqui para regressar à primeira página