Escritura pública assinada em Maio
Parque Tecnológico
traz competitividade à região

Jovens empresários, ideias inovadoras e novas tecnologias terão um novo berço para fazer nascer e crescer os seus projectos. O Parkeurbis, Ciência e Tecnologia da Covilhã, S.A., já tem sociedade gestora. A escritura pública vai ser assinada no próximo mês de Maio.

 Por Raquel Fragata

Parkeurbis será um espaço dedicado à investigação e desenvolvimento do tecido empresarial da região

Parkeurbis é a designação do centro de investigação científica e tecnológica que vai nascer junto ao Parque Industrial do Tortosendo, na Covilhã. O projecto, com um capital social de 500 mil contos, une várias entidades regionais e nacionais na criação de um espaço que visa ser um "verdadeiro motor de desenvolvimento económico sustentado" da Cova da Beira.
A primeira Assembleia Geral está marcada para 26 de Maio, quando serão submetidos à aprovação os estatutos e corpos sociais da sociedade gestora.
A Câmara Municipal da Covilhã, a Caixa Investimentos do Grupo Caixa Geral de Depósitos, a Associação Comercial e Industrial dos Concelhos da Covilhã, Belmonte e Penamacor, o NERCAB - Associação Empresarial de Castelo Branco, a Associação Nacional de Industriais dos Lanifícios, a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento - IAPMEI e a UBI, são para já as entidades associadas confirmadas. O IAPMEI deverá assumir a presidência do conselho de administração, segundo informação avançada por Carlos Pinto, edil covilhanense, na reunião do órgão do dia 16 de Março, quando ficou aprovada a participação da autarquia como accionista da sociedade gestora.
A UBI, que elaborou o projecto inicial, entra com o capital simbólico de um por cento, cinco mil contos, e deverá intervir no Conselho Científico e Tecnológico. Mário Raposo, vice-reitor da UBI, defende: "Faltava na região uma área de tecnologia de ponta", onde as empresas privadas devem participar nos órgãos gestores.

Uma nova classe empresarial vai nascer

O Parque será instalado num terreno de 10 hectares junto ao Parque Industrial do Tortosendo e comportará na sua estrutura um espaço de incubação de empresas para os denominados spin-offs, ideias novas com viabilidade no mercado, oriundos da UBI, centros tecnológicos e outras empresas já existentes. Ali ficarão concentradas as empresas. Acreditam os parceiros do projecto que esta concentração permitirá desenvolver economias de aglomeração propícias à difusão e transferência de tecnologia. Para os spin-offs são várias as vantagens de instalação no espaço do Parque Tecnológico. Aí vão ter ao seu dispôr, na primeira fase, instalações com custos controlados, e mais tarde um apoio facilitado na instalação após o seu crescimento. Para o arranque da actividade, aqueles que forem acolhidos na incubadora de empresas vão ter uma participação temporária mas fundamental no capital da sociedade.
O Parque Tecnológico operará, entre outras áreas, ao nível da concepção de novos produtos, nos sistemas de controlo de qualidade, no acompanhamento e introdução de novas tecnologias nas empresas já existentes ou a criar, na sua modernização tecnológica e de gestão e finalmente na formação de recursos humanos qualificados. Esta parece ser uma preocupação premente no sector industrial da região. E para isso dispõe de três sectores de actividade fundamentais, uma Incubadora de Ideias, um sector de I&D - Investigação e Desenvolvimento, e um outro sector de ensino e formação. A fixação de quadros médios e superiores também poderá passar pelo investimento que se faça nesta estrutura e que garantirá dinamismo, inovação, modernidade e eficácia aos sector industrial e empresarial de toda a região.

UBI ganha com proximidade

A UBI irá ganhar com esta proximidade permitindo aos seus investigadores, docentes e alunos um contacto directo com a realidade, promovendo assim actividades de ensino e formação em ambiente real.
O Parkeurbis será também uma porta aberta para os finalistas e recém-licenciados da UBI que ali poderão encontrar a possibilidade de realizar estágios profissionais.
O Parque Ciência e Tecnologia da Covilhã vai também voltar-se para a Medicina, com especial atenção por parte da sociedade gestora na ajuda à consolidação da Faculdade de Medicina da UBI, em especial nos ramos da investigação e de desenvolvimento de produtos da área da saúde.
Para além de tudo isto o Parkeurbis vai ter também para toda a comunidade áreas de lazer, espaços verdes, espaços comerciais e restaurantes.

Clique aqui para regressar à primeira página