Cenário diferente em Castelo Branco
RTP com nova cara e casa

 Por Sérgio Felizardo
NC/Urbi et Orbi

O Centro Emissor Regional (CER) da RTP em Castelo Branco prepara-se para, até ao final do ano, abrir uma delegação na Guarda. A novidade foi avançada por Pedro Mariano, actual coordenador do CER, durante a apresentação à imprensa da nova imagem do "Regiões".
A delegação é, há muito, uma pretensão do município guardense. Por isso mesmo, a autarquia já disponibilizou um espaço e, reforça Pedro Mariano, "assim que tivermos o sim definitivo, começam os preparativos". "As instalações são óptimas e permitem-nos, inclusivamente, ter o feixe de transmissão num local suficientemente alto para estar em linha directa com o emissor", acrescenta. Uma solução que facilita o modo de funcionamento previsto para a nova delegação: "A ideia é ter uma equipa em permanência na Guarda, que entra em directo durante o Regiões". Ainda segundo o coordenador do Centro albicastrense, "a presença na Guarda permite chegar mais depressa aos acontecimentos da zona Norte da Beira Interior, por isso, esperamos ter a aprovação, no máximo, dentro de um mês, para entrarmos em funcionamento em Outubro ou Novembro".
Quanto ao novo cenário de estúdio do "Regiões", estreado na segunda feira, 26, faz parte da renovação geral que o sector da informação da RTP tem vindo a sofrer nos últimos meses. O ecrã de croma disposto atrás do pivot,foi elaborado em colaboração com técnicos da BBC, permite a inclusão de imagens identificativas da cidade e tem uniformidade estética com os cenários da informação nacional. Apesar de manter o tempo de emissão nos 26 minutos, cada centro regional passa agora, em regime rotativo, a entrar em directo no "Jornal da Tarde" do Canal 1.
Para breve, Pedro Mariano revela ainda outra novidade: "Estamos a preparar uma rubrica, que se deverá chamar "Microfone RTP", em que semanalmente vamos dar voz às pessoas para que digam de sua justiça. O microfone estará todas as semanas numa localidade diferente e, depois, teremos alguém em estúdio para responder às questões que forem colocadas".

Clique aqui para regressar à primeira página