Membros reunidos na UBI
Novo presidente da AIESEC eleito

A Associação Internacional de Estudantes de Ciências Económicas e Empresariais (AIESEC - UBI) organizou no passado fim de semana a Reunião Interna de Motivação e Treino 2001 (RIMT'2001). Este evento juntou no anfiteatro I da Universidade da Beira Interior cerca de 20 membros da AIESEC.

 Por Marisa Miranda

Criada em 1948, a AIESEC é hoje uma associação mais voltada para o intercâmbio de estágios. Área que Tânia Araújo, nova presidente, quer ver reforçada

Na sexta-feira, dia 23, as sessões de formação estiveram essencialmente viradas para o trabalho efectuado dentro do comité local. O processo da recepção, o funcionamento das relações empresariais e a elaboração de uma campanha de marketing prenderam as atenções dos poucos membros que estiveram nesta reunião.
No sábado os treinos foram de âmbito geral: formação de vendas, gestão de tempo, atitude e os sete hábitos de trabalho tinham como objectivo preparar os membros para o mercado de trabalho.
No final, Bruno Cunha acreditava que os objectivos tinham sido cumpridos. No entanto, "não houve aquele espírito de mais alegria e música que sempre caracterizou a AIESEC", explica o presidente.

AIESEC já tem novo presidente

A Assembleia Geral de eleições ocupou a parte da manhã do domingo. Tânia Araújo foi a escolhida para presidente do Comité local da AIESEC, com 10 votos a favor.
Bruno Cunha, presidente cessante fez um balanço positivo da sua direcção mas "se calhar não foi aquele mandato que eu desejaria quando me candidatei" justifica.
Para Tânia Araújo, as prioridades desta nova etapa da associação passam pela questão dos recursos humanos e pelo melhoramento das relações com as empresas. Recrutar novos membros para esta organização é o grande desafio que se coloca à nova Direcção. "Agora é pegar nas rédeas do comité local, continuar com o trabalho que foi feito até agora e mudar aquilo que está mal", afirma Tânia Araújo.

Os mais velhos dão o exemplo

Houve ainda tempo para os ex-membros da AIESEC prestarem o testemunho da sua passagem pela associação.
Para Paulo Caetano, técnico superior do Instituto de Emprego e Formação Profissional, a AIESEC foi uma espécie de laboratório onde foram ensaiadas várias situações que o ajudaram na sua vida profissional.
Margarida Mendes esteve durante dois anos na presidência da AIESEC e mudou o rumo desta associação. Por isso foi-lhe atribuído o estatuto de Alumni e de membro honorário. Neste momento tem uma empresa na área da internet e recorda com saudades os seus tempos de membro activo da AIESEC. "O espírito da Associação era diferente porque nós vestíamos a camisola da AIESEC", explica a jovem empresária.
A AIESEC distingue-se das outras associações por apostar na recepção e acompanhamento dos seus estagiários.

Clique aqui para regressar à primeira página