Química Inorgânica em debate
Iões são indispensáveis à vida

Os iões metálicos foram os protagonistas da conferência inaugural do ciclo de Conferências de Bioquímica. António Xavier, professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa, demonstrou como e porquê estes iões são vitais à química da vida.

 Por Ana Maria Fonseca

António Xavier, docente da Universidade Nova de Lisboa, foi o orador na conferência

"A vida, como a conhecemos hoje, seria impossível sem as enzimas que contém em si iões metálicos". A afirmação é de António Xavier, docente da Universidade Nova de Lisboa (UNL) que se deslocou à Covilhã para inaugurar as Conferências de Bioquímica. Subordinada ao tema "Funções Biológicas dos Iões Metálicos: Dar Vida à Química Inorgânica", a primeira palestra contou com a larga experiência de António Xavier nesta matéria. A importância dos iões metálicos no seio da Química, as suas diversas funções e aplicações em diferentes organismos foram expostas pelo docente da UNL. "Para se perceber a vida da Química é preciso entender os iões metálicos", comenta o investigador. Só no início dos anos 70 se concluiu que os iões metálicos eram parte integrante dos processos biológicos. "Foi complicado demonstrar que não se tratava de simples impurezas, até concluir que a actividade metabólica melhora em conformidade com a concentração de iões metálicos", esclarece.
Desta forma, "os iões metálicos foram e são essenciais para que o sistema funcione", defende o investigador. "A Química é o resultado da interacção de todos os elementos da Terra. A partir das propriedades físico-químicas e da atitude desenvolvida pelos diferentes elementos é possível perceber a evolução terrestre", explica António Xavier.
"Os sistemas biológicos são hábeis em captar elementos de que necessitam, nomeadamente os iões metálicos". Sódio, magnésio e ferro, são alguns destes iões presentes no sistema biológico e essenciais ao nosso organismo.
A palestra elucidou os alunos presentes sobre a presença dos iões metálicos na química inorgânica, tema que não faz parte do currículo das licenciaturas.
As Conferências de Bioquímica terão a frequência de uma por mês e inserem-se num conjunto de actividades organizadas pelo Ubiquímica.

Clique aqui para regressar à primeira página