János Riesz e José Carlos Venâncio estudam
Escritores africanos na Alemanha

Intercultura Literária foi o tema que János Riesz, professor da Universidade de Baureuth, (Alemanha) para apresentar na UBI, no passado dia 26 de Março. Em debate estiveram os variados grupos de escritores africanos na Alemanha.

 Por Cristina Marques

Docentes estudam comunidades africanas minoritárias na Alemanha

János Riesz apresentou na UBI o seu trabalho Intercultura Literária, um projecto desenvolvido em comum com José Carlos Venâncio, docente do Departamento de Sociologia da UBI.
A Alemanha, país que muitos escolhem para emigrar, tem acolhido inúmeras minorias étnicas, entre elas a minoria africana. Trata-se de uma minoria com características muito próprias, "que em muito contribuiu para diversificar e enriquecer a literatura", afirma János Riesz. A pesquisa continuada acerca da vida e obra dos escritores africanos, levaram-no a dividir estes intelectuais em quatro grandes grupos. Do primeiro grupo fazem parte os autores africanos, oriundos das antigas colónias alemãs, que por tradição escreviam em alemão.
Os afro-alemães pertencem ao segundo grupo: são maioritariamente filhos dos soldados africanos, que deixaram filhos mestiços na Alemanha, no pós Primeira Grande Guerra. São vistos como sendo um fenómeno social. Ao terceiro grupo pertencem os grandes autores africanos, que viajaram para a Alemanha e posteriormente começam a escrever em alemão. O quarto, e último grupo, é o mais importante e numeroso. Aqui incluem-se os africanos que só depois de chegarem à Alemanha se tornam escritores. São essencialmente refugiados políticos.
Ebrahim Hussein, Sénouvo A. Zinson, Amma Darko, entre outros, são alguns dos nomes mais importantes de um leque extenso de escritores africanos na Alemanha, que com os seus escritos alcançaram um lugar de destaque na Literatura.
Um tipo de literatura, a que János Riesz atribui primordial importância, "não só para os africanos que ao escreverem estão a dar-se a conhecer, mas também para os alemães que ao lerem acabam por compreendê-los".

Clique aqui para regressar à primeira página