IV Semana de Economia
Expectativas da organização superadas

Euro, SAD's e Bolsa foram os temas escolhidos pelo Núcleo de Estudantes de Economia da Universidade da Beira Interior (UBINEEC), para integrar a IV Semana de Economia da UBI. Três dias marcados por uma grande afluência de público e debates acesos.

 Por Cristina Marques

Sofia Geraldes, representante do Gabinete Nacional do Euro da Caixa Geral de Depósitos

O Euro foi o tema de abertura do ciclo de conferências integrado na IV Semana de Economia que decorreu entre 26 e 29 de Março na UBI.
Angel Almanza, director Caja Duero, veio de Espanha para explicar a importância do euro além fronteiras. Em Portugal e Espanha feitos estudos comparativos, nomeadamente no âmbito geográfico, populacional, organização política e infra-estruturas, de forma a procurar encontrar o impacto que a moeda terá na Península Ibérica.
A economia regional foi abordada por Fernandes Matos, docente da UBI, que considera o euro "um grande desafio para as regiões". Tal como a economia nacional, também a economia regional tem que estar preparada e assim "beneficiar da introdução do euro no país", esclarece Fernandes Matos.
Sofia Geraldes, representante do Gabinete Nacional do Euro da Caixa Geral de Depósitos, apresentou uma série de informações práticas do euro no comércio tradicional, sublinhando os custos de transição e o calendário rigoroso de mudança.
O dia 28 de Março contou com a presença do presidente do Conselho Fiscal do SLB, João Carvalho. Convidado para falar sobre SAD's, o dirigente benfiquista apresentou a realidade do clube da Luz.
A fechar a IV Semana de Economia da UBI, a conferência sobre a Bolsa. Pires Manso, docente da UBI, analisou o estado das bolsas europeias tendo em conta os estudos econométricos, ou seja, a análise das variáveis da Economia.
A análise da Bolsa Portuguesa coube a Mário Costa, representante do Instituto de Formação Bancária, que ao longo da sua intervenção caracterizou o "pequeno" mercado português.
No final, a organização fez um balanço positivo: "a afluência foi muito grande e superámos todas as expectativas", afirmou satisfeito o presidente do UBINEEC, Miguel Espírito Santo.

Clique aqui para regressar à primeira página