Electromecânica e Aeronáutica orientam projecto
Novo protótipo Ubicar Y2K1 em construção

O carro Maubere que no ano passado percorreu 370 km com apenas um litro de gasolina está este ano a sofrer alterações. Aguardam-no três competições: uma na cidade da Guarda, outra em França e, por último, Bruxelas, onde no ano passado o veículo da UBI conquistou o Prémio de Design.

 Por Ana Maria Fonseca

Maubere, que viajou no ano passado pela Europa em busca de prémios, vai ser substituído pelo Ubicar Y2K1, ainda em construção

Atrair mais alunos para a UBI, e mantê-los na Instituição, é o objectivo principal deste projecto que conta com a colaboração de alunos dos cursos de Engenharia Aeronáutica e Engenharia Electromecânica. Os alunos destas licenciaturas unem-se em prol da construção de um carro que pretende andar o máximo de quilómetros possível apenas com um litro de gasolina.
O Recorde do Mundo nestas competições está em 3 mil quilómetros percorridos com apenas um litro de gasolina. O carro português que melhor se classificou o ano passado fez mais de mil quilómetros.
Para se aproximar deste objectivo, o Maubere vai sofrer modificações, embora se mantenha a base. O habitáculo do piloto e a carroçaria serão maiores, o motor, proveniente de máquinas agrícolas, também será modificado. Grande parte da estrutura mecânica vai ser alterada, mas também o aspecto exterior do carro. A construção será feita em fibra de carbono e a pintura será alterada. Deixa assim a sua função solidária para com o povo de Timor, e passa a ser um símbolo útil para divulgar a UBI.
O Maubere conquistou dois prémios, o de Design em Bruxelas e o de Fraternidade Profissional em França. No entanto, a experiência do ano passado, primeiro ano de participação, não correu da melhor forma em termos de competição. Apesar dos "acidentes de percurso" não permitirem uma melhor classificação, a experiência deu bastantes frutos. Além de fomentar o interesse dos alunos pelo projecto e divulgar a UBI além fronteiras, a participação permitiu também um intercâmbio de conhecimentos e de contactos. A visita do ano passado ao Instituto Francês de Mecânica Avançada, resultou num protocolo com a UBI e, já este ano antes da prova de Bruxelas, docentes e alunos envolvidos no projecto do Ubicar, vão passar alguns dias a França.

Motivar os alunos é o maior objectivo

Para Mesquita Nunes, docente do Departamento de Engenharia Electromecânica e um dos responsáveis por este projecto, a competição torna-se secundária em prol de outros objectivos. "A ideia principal é atrair novos alunos e motivá-los a permanecer na UBI", defende o docente, acrescentando que nos "Dias da UBI, o carro foi muito visitado".
Com vários alunos, quer de Engenharia Aeronáutica, quer de Electromecânica já integrados na iniciativa, é agora importante o envolvimento de outras áreas de conhecimento. "É importante divulgar o projecto de forma a que as pessoas vejam que aqui existe qualquer coisa dinâmica", afirma Mesquita Nunes.
O projecto, que inclui a produção do veículo e as deslocações às competições, implica um investimento de cerca de quatro mil contos e promete ser bem sucedido. Daqui para a frente, e a fim de divulgar a UBI, o carro vai passar a chamar-se Ubicar, ao qual é acrescentado o ano da competição: em 2001 o nome é Ubicar y2k1.

Clique aqui para regressar à primeira página