"You will find a fortune but not the fortune you seek"
por catarina moura

 HOMERO E BRILHANTINA      
 
Ethan e Joel Coen

E Ulisses chegou a Ítaca. Ítaca, Mississipi. Ulisses Everett McGill chega a Ítaca, Mississipi, fugindo da prisão e da perseguição implacável do misterioso Cooley, diabo de óculos escuros e cão de guarda. Com ele, Delmar e Pete, o duo desastrado com quem Ulisses, o "falinhas mansas", fugiu da quinta onde cumpriam a sua pena com trabalhos forçados. Ítaca, Mississipi, após uma viagem cheia de perigos, surpresas e estranhos personagens, mergulhados em pó, sépia e sol. Ulisses chega a Ítaca e Homero volta-se no túmulo. Ulisses chega a Ítaca e encontra o tesouro.
"O Brother Where Art Thou?" é o melhor filme dos Coen. O humor refinado que os caracteriza, a sensibilidade estética e estilística, o rigor dos seus puzzles perfeitos, atingem nota máxima nesta adaptação da "Odisseia" de Homero. Uma adaptação livre, claro está, que coloca o destemido Ulisses na pele
de um Clooney em quem o bigodinho Clark Gable e a brilhantina Dapper Dan se conjugam perfeitamente com a língua de prata que os Coen lhe emprestaram.
Ítaca, Mississipi, tostada de sol e poeira na altura da depressão americana. Na altura do Mississipi racista. Do racismo feroz. Pano de fundo: eleições. E tudo - fuga, eleições, racismo, armadilhas e sucessos - tudo impregnado de música. Música que é, ela mesma, um filme. Brilhante banda sonora que, sem transformar o filme num musical, nos deixa na deliciosa incerteza de descobrir quem gera o quê. História gera música? Música gera história? Coen geram obra-prima.

                                 Clique aqui para regressar à primeira página