Conselho de Ministros anuncia
Escola Superior de Saúde integra IPG

A integração da ESEG no IPG está confirmada desde 28 de Março. Enfermagem e Análises Clínicas e Saúde Pública iniciam ainda este ano lectivo. Seguem-lhe os cursos de Radiologia e Farmácia.

 NC/Urbi et Orbi

A Escola Superior de Enfermagem da Guarda integra, desde Março, o Instituto Politécnico da Guarda

A Escola Superior de Enfermagem da Guarda (ESEG) está, desde 28 de Março, quarta-feira, integrada no Instituto Politécnico da cidade (IPG). A decisão, que foi publicada em Diário da República, surge ao abrigo do Decreto-Lei nº99/2001, que coloca as escolas superiores de enfermagem e de tecnologia da saúde pública sob tutela exclusiva do Ministério da Educação. A transição surge na sequência de uma Resolução do Conselho de Ministros de 4 de Dezembro de 1998 e do quadro referente à organização e ordenamento do ensino superior.
De acordo com o preâmbulo do documento, esta é uma questão de "importância fundamental no desenvolvimento e qualificação dos recursos humanos da saúde", bem como o contributo decisivo "para a melhoria dos padrões da qualidade do ensino e do correspondente exercício profissional".
Mas, mesmo com a mudança, a ESEG conserva o regime de gestão em que se encontrava a 31 de Dezembro de 2000. Apenas o Instituto Politécnico, e de acordo com o diploma agora publicado, deve proceder à adequação dos seus estatutos com o objectivo de garantir a inclusão dos representantes daquela escola nos seus orgãos. Por seu turno, a futura Escola Superior de Saúde conservará todos os direitos e obrigações da sua titularidade, bem como os recursos humanos e materiais que lhes estão afectos.

Enfermagem ainda este ano

No domingo, 29 de Março, decorreu, em Castelo Branco, uma reunião entre os presidentes dos Institutos Politécnicos daquela cidade e da Guarda, a responsável do Conselho Directivo da Escola Superior de Enfermagem guardense e a directora da albicastrense. O encontro serviu para equacionar a articulação das valências dos cursos que vão ser leccionados nas duas escolas superiores de saúde, entre 2001 e 2006, e o quadro do Plano de Desenvolvimento dos dois Politécnicos.
Na reunião foram acordados os cursos e disciplinas que vão ser leccionadas em ambos os locais, já no próximo ano lectivo. Assim, na Escola de Saúde da Guarda, além do curso de Enfermagem, vai começar o de Análises Clínicas e Saúde Pública, prevendo-se para 2002/2003 o início de Radiologia. Farmácia juntar-se-á no ano lectivo seguinte. Em aberto ficou, apenas, a proposta de criação de um novo curso na área das terapias.
A necessidade de esclarecer as normas de funcionamento conducentes à integração efectiva da ESEG no IPG, em diversos domínios, nomeadamente no quadro de pessoal e serviços sociais, foi a razão que levou os responsáveis das instituições a reunirem, pela segunda vez. O encontro, que juntou o dirigente do IPG e a presidente do Conselho Directivo da Escola Superior de Enfermagem, decorreu na quarta-feira, 4 de Abril, no Politécnico guardense. Presentes estiveram também o vice-presidente, o administrador e o responsável pelos Serviços de Acção Social daquele Instituto.

Clique aqui para regressar à primeira página