Conferência sobre globalização trouxe Louçã à UBI
"Imposto sobre as grandes fortunas é uma necessidade social"

"A globalização é injusta porque é assimétrica." Esta foi a principal mensagem deixada por Francisco Louçã, deputado do Bloco de Esquerda, a um anfiteatro sobrelotado que assistia à última conferência do ciclo "Gerir o Futuro" proposto pelo Ubigest. Uma plateia interveniente que prolongou o debate por cerca de três horas.

 Por Raquel Fragata

Francisco Louçã foi convidado
para a conferência sobre
Globalização no encerramento
do Ciclo "Gerir o Futuro"

À mesa do anfiteatro 7.21 do Pólo de Ciências Sociais e Humanas da UBI sentaram-se, na quinta feira, 5 de Abril, Francisco Louçã, deputado do Bloco de Esquerda na Assembleia da República, João Próspero dos Santos, líder distrital do Partido Popular e director clínico do Hospital Amato Lusitano, de Castelo Branco, e António Marques, docente da Licenciatura em Gestão da UBI. A conversa que visava debater o fenómeno da Globalização foi moderada por Carlos Osório, também docente da instituição, e promovida pelo núcleo de estudantes de Gestão, Ubigest.
Francisco Louçã introduziu o tema sublinhando a relevância de debater a questão quando no contexto nacional se vive intensamente esta realidade nos meios comunicacionais e nos modos padronizados do consumo, que, na sua perspectiva, admite no início do novo século um abrandamento face ao início do século XX. Actualmente, a "cultura MTV" é a subcultura dominante em países muito distintos, quer económica, quer politicamente, referiu.

"Portugal é um paraíso da vigarice fiscal"

Para o deputado este fenómeno da globalização é vivido de forma contraditória, apresentando aspectos positivos e negativos.
"A Globalização é injusta porque é assimétrica", contesta Louçã, que, no entanto, considera existirem vantagens que beneficiam a população mundial. O aumento do acesso à informação, nomeadamente através da Internet, "é uma grande vantagem". Por outro lado: "Ela arrasta o mundo, divide e separa-o entre uma África desconhecida, ignorada, e um mundo mais rico. Dentro desse mundo mais rico temos um terceiro mundo instalado. Temos as barracas, a exclusão, a marginalidade, uma imigração submetida às regras das mafias".
Para o bloquista os aspectos negativos agravar-se-ão se Portugal não optar por uma política mais activa na determinação dos seus interesses na União Europeia e outras organizações internacionais. "Se criarmos emprego, se criarmos a generalização de melhores condições de desenvolvimento económico, então podemos ter uma palavra a dizer e uma convergência real com os outros países e não estaremos no fim da carruagem", sustenta.
Neste contexto, Francisco Louçã afirma que devem ser tomadas como prioritárias medidas que visem a redistribuição da riqueza, passando obrigatoriamente por uma reforma fiscal que tribute as grandes fortunas "aliviando o contribuinte que já paga". "Portugal é um paraíso da vigarice fiscal", afirma Louçã, que tem vindo a defender o levantamento do sigilo bancário. "A criação de um imposto sobre as grandes fortunas é uma necessidade social."

Tecnologia pode ser vantagem competitiva

Como formas de fazer pressão sobre a tendência negativa destes efeitos nos países menos desenvolvidos, os três intervenientes concordam que o desenvolvimento estará no investimento que se fizer na competitividade do tecido empresarial.
Para António Marques essa inversão será dada com a proliferação tecnológica. "A tecnologia será o clique que alterará o contexto da globalização, aumentando a contestabilidade." O docente de Gestão da UBI defende ainda que a autonomia depende da vontade própria das empresas para quem é licito "existirem pelo lucro". Cabe, no entanto, ao Estado "conseguir efeitos multiplicadores dessa vantagens". Próspero dos Santos acredita, por seu lado, na superação das crises e inconvenientes da globalização. Louçã defende que a internacionalização dos movimentos sindicais terá que acontecer no futuro.


  

BE na corrida às autárquicas do distrito

No final da conferência difundida pelo núcleo de estudantes de Gestão da UBI, Ubigest, Francisco Louçã declarava aos jornalistas que o Bloco de Esquerda (BE) está a estudar as candidaturas a apresentar nos distritos de Castelo Branco e Guarda às próximas autárquicas. O plano do BE está a ser definido e as conclusões deverão ser conhecidas durante Abril e Maio. "Os núcleos concelhios estão a discutir sobre a oportunidade ou não de apresentarem candidaturas, não há nenhuma decisão tomada a esse respeito", afirma. No entanto, Francisco Louçã adianta que a resolução está a avançar e que haverá a possibilidade de apresentar "propostas alternativas" para as Câmaras Municipais e principais freguesias. E promete que o BE "será um partido activo no distrito".
Também a redução no valor do Imposto de Rendimentos de pessoas Colectivas (IRC) mereceu comentários de Louçã, pacote apresentado no dia 27, no Fundão, pelo ministro das Finanças, Joaquim Pina Moura, e pela ministra do Planeamento, Elisa Ferreira,
(ver edição anterior). Quanto a estes benefícios fiscais, que irão favorecer sobretudo as empresas do Interior, Francisco Louçã mostra-se favorável reservando, no entanto, que estas medidas devem ser acompanhadas de contrapartidas das empresas. "Temos que evitar a perversidade que estes incentivos podem permitir, impondo garantias aos beneficiários. O pacote é certo e espero que seja aplicado com garantias para os trabalhadores e para o emprego", afirma. Para o BE esta é uma medida de um processo: "para salvar uma região como o Interior é preciso, a par de uma política fiscal como esta, uma política de localização do ensino, a garantia de bons cuidados de saúde e acessibilidades com uma atenção permanente do Governo e do Parlamento, e dos Orçamentos do Estado para responder", conclui.

 

Clique aqui para regressar à primeira página