Covilhã recebeu IV Concurso Nacional de Programação em Lógica
Alunos da UBI não concorreram

A UBI recebeu a quarta edição do Concurso - Encontro Nacional de Programação em Lógica. Dezassete equipas de dois elementos vindas de várias universidades do País prestaram provas durante o dia 5 de Abril. Os resultados foram conhecidos na sexta feira.

 Por Cláudia Cardoso

Nenhum ubiano entre os participantes do concurso

Depois de ter passado por Aveiro, Lisboa e Braga, o concurso anual de programação visitou, este ano, a UBI. "Desde que existe o concurso tem sido nossa intenção rodar pelas universidades. Este ano foi a vez da Covilhã", afirma Pedro Guerreiro, professor da Universidade Nova de Lisboa.
Concorrentes vindos das universidades do Minho, Aveiro, Porto, Lisboa e Évora juntaram-se para um concurso que não contou com a participação de alunos da Beira Interior. "Não há nenhuma equipa da UBI e acho que nunca houve até agora", diz Gaël Dias, docente de Informática na Universidade da Beira Interior e membro da organização do concurso. Segundo o docente, esta situação está relacionada com o facto do currículo não integrar a disciplina de Programação Lógica nem ter outra cadeira específica, o que faz com que os alunos tenham algum receio em candidatar-se a este tipo de iniciativas.
O concurso consiste na resolução de oito problemas, quatro durante a manhã e quatro durante a tarde. "São problemas com um certo grau de dificuldade e devem ser resolvidos segundo o paradigma da Programação Lógica, utilizando a linguagem Prolog", explica Pedro Guerreiro. A avaliação das provas é da responsabilidade de um júri constituído por professores de várias universidades nacionais.
Os resultados do concurso conheceram-se às 13 horas do dia 6 de Abril.
O primeiro prémio, um scanner e 25 mil escudos em dinheiro para cada um dos elementos da equipa, foi atribuído a Pedro Baptista e Luís Filipe do Instituto Superior Técnico. Os segundos classificados foram João Dias e Óscar Lopes do mesmo Instituto: receberam um teclado e um rato sem fios cada. O terceiro lugar foi atribuído a Vera Pereira e Homero Figueiredo da Universidade Nova de Lisboa. O prémio foi um rato óptico. A Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial ofereceu ainda um ano de cota gratuita a cada um dos participantes.

Clique aqui para regressar à primeira página