Rede informática da UBI em expansão
Um computador para quatro estudantes

 Por Mariana Morais

Desenvolvimentos Recentes da Rede Geral de Informática da UBI e Processamento de Imagem e Visão Computacional, foram os temas das conferencias realizadas na UBI no dia 4 de Abril. Estas apresentações preencheram o terceiro dia das X Jornadas de Informática organizadas pelo Núcleo de Informática da UBI (NINF).

Os estudantes da UBI dispõem de uma rede geral de informática com mil e 94 elementos activos (computadores). Este número foi apresentado durante a manhã do terceiro dia das X Jornadas de Informática por José Pacheco de Carvalho, director do Centro de Informática da UBI (CIUBI). Na distribuição de computadores por Unidades Científico-Pedagógicas, as Engenharias vêm à cabeça com 390 computadores. Por departamentos é Matemática e Informática que vai à frente com 172 máquinas.
Neste momento a rede informática da UBI liga quatro dos cinco pólos da universidade. "Com a abertura do curso de Medicina vai ser criada uma outra rede entre o Pólo I, onde se situa Reitoria, e o Pólo III, local onde irá funcionar a Faculdade de Ciências da Saúde junto ao novo hospital", declarou o responsável pelo (CI).

Melhorou a ligação da UBI com a Europa e com os EUA

Na opinião de José Pacheco de Carvalho, existem dificuldades no alargamento da rede de informática porque as redes contíguas, necessárias para tornar a comunicação mais eficiente, são difíceis de obter. "Neste momento, estão a funcionar na UBI quatro redes contíguas, dentro do âmbito da Rede de Ciência, Tecnologia e Sociedade. Em breve entrará em funcionamento uma quinta rede", afirmou o director do CIUBI
Através da Rede de Ciência, Tecnologia e Sociedade tem vindo a ser desenvolvida a conectividade geral nacional e internacional da UBI. José Pacheco de Carvalho salientou que "desde Janeiro de 2001 se verificou uma grande melhoria na ligação com os Estados Unidos da América e com a rede europeia".
O progresso da UBI tem sido acompanhado pelo reforço das suas capacidades informáticas e de comunicações. O acesso à UBI, através da rede telefónica analógica e da Rede Digital com Integração de Serviços (RDIS), tem aumentado. A expansão e desenvolvimento da Rede Geral de Informática tem como objectivo o apoio às actividades prosseguidas pela universidade. "As perspectivas de evolução apontam para um aumento da capacidade tecnológica. A existência de dois mil 210 posições de rede passiva de cablagem estruturada (tomadas de parede), permite-nos afirmar que o desenvolvimento da rede da UBI é dinâmico", concluiu Pacheco de Carvalho.

Processamento de imagem e visão Computacional

Os trabalhos das X Jornadas de Informática prosseguiram à tarde com uma apresentação feita por Luís Alexandre, docente da UBI. Com o tema Processamento de imagem e visão computacional, o docente explicou alguns conceitos e técnicas usados nestas áreas tais como, compressão, segmentação, filtragem, análise de movimento, alinhamento fluxo óptico, luz estruturada, triangulação. Luís Carvalho mostrou algumas aplicações destas técnicas na área da medicina, indústria, segurança e entretenimento.

Clique aqui para regressar à primeira página