X Jornadas de Informática
Robots mais perto da Inteligência Humana

Agricultura, indústria, construção, transportes, hospitais são as áreas que mais se servem da robótica. Este sistema mecânico veio facilitar o trabalho de grande parte da população. As X Jornadas de Informática da UBI, que decorreram entre 2 e 6 de Abril, deram a conhecer melhor este mundo complexo mas, ao mesmo tempo, imprescindível.

 Por Nélia Sousa

Robots com inteligência humana
são ainda "ficção"

"Nunca os nossos antepassados iriam pensar que podíamos chegar a um patamar tão avançado da era tecnológica. Mas a verdade é que hoje basta um simples toque num botão e logo se executam as mais variadas tarefas." Foi com o intuito de explicar todo o tipo de questões ligadas à robótica que Rui Araújo e Urbano Nunes, docentes no Instituto de Sistema e Robótica (ISR) de Coimbra, se deslocaram, na passada terça feira, 3 de Abril, à UBI, no âmbito das X Jornadas de Informática. Desenvolvendo um projecto de investigação em torno da temática dos robots, estes docentes explicaram que o objectivo do instituto é conseguir diminuir a influência e o controlo do ser humano na programação dos robots para que estes adquiram uma maior autonomia. "O que se pretende é que o robot seja capaz de ser autónomo de forma a executar as suas tarefas", explica Rui Araújo docente de Engenharia Electrotécnica e Engenharia Informática. Este instituto está, neste momento, a criar vários projectos ligados à robótica. Cadeiras de rodas robotizadas, funcionando através de comandos, carros autónomos que se movimentem sozinhos na cidade sem recurso ao motorista são alguns exemplos de experiências que estão a ser realizadas no ISR. "Quanto à possibilidade de criar robots com inteligência humana Rui Araújo é da opinião de que "temos de queimar muitas pestanas em termos de investigação". No entanto, não põe de parte a possibilidade de vir a acontecer ainda que num futuro longínquo. Contudo, Urbano Nunes, também docente no ISR, refere que cada vez mais a robótica pretende ser humanizada. O grande objectivo é "dotar máquinas com inteligência de forma a interagirem entre si e com os humanos", afirma.

Valores da casa

Este ano, o Núcleo de Estudantes de Informática (NINF) apostou na UBI ao convidar, na sua maior parte, professores desta instituição. Para Nuno Ferreira, presidente do Núcleo de Estudantes de Informática, "esta é uma forma de dar a conhecer os talentos que temos na universidade". "Por seu turno, estas jornadas permitiram a adesão de mais sócios o que se revelou bastante positivo. "Já temos 80 o que é muito bom. Isto mostra que as pessoas estão interessadas no nosso núcleo", adianta o presidente do NINF. "Estas jornadas permitiram reunir várias individualidades que discutiram temas como processamento de imagem, visão computacional, computação gráfica, televisão interactiva e robótica. "Houve, ainda, a possibilidade de, no dia 3 de Abril, alunos do ISR, mostrarem, ao público presente na sala 6.1, o seu projecto de fim de curso. Abel Mendes e Rui Vinagre exibiram um pequeno robot que, funcionando através de um programa de computador, se desvia dos obstáculos que lhe aparecem à frente. De acordo com estes alunos, o pequeno robot é uma peça que permite a outros objectos de maior dimensão funcionarem autonomamente, a "ser autónomo de forma a executar as suas tarefas", explica Rui Vinagre.

Clique aqui para regressar à primeira página