Reitor nega atrasos
Medicina garantida em Outubro

Santos Silva refuta a ideia do curso de Medicina não avançar nos prazos previstos. "O processo está em fase adiantada e não haverá qualquer problema", garante.

 Por Rita Lopes
NC/Urbi et Orbi

Manuel Santos Silva garante que o processo de instalação de Medicina na UBI está avançado

"A UBI está pronta para arrancar com a Faculdade de Medicina já em Outubro". A declaração é de Santos Silva, reitor da Universidade da Beira Interior (UBI), ao negar os atrasos no processo, referidos numa reportagem do jornal Diário de Notícias, no sábado, 7.
O responsável máximo pela instituição afirma que "o processo está numa fase adiantada e não tem qualquer problema em abrir na data prevista". E acrescenta: "Se os houver não é, com certeza, por causa da Universidade. Temos todas as condições asseguradas". Santos Silva esclarece uma das razões mais apontadas para o possível atraso: "A dificuldade de recrutamento de pessoal docente". Além dos 13 docentes doutorados já contratados e que "garantem os dois primeiros anos da licenciatura", está, diz Santos Silva, "assegurada a contratação de mais três que entram a curto prazo, nos próximos meses". O reitor acentua: "Entre Maio e Junho teremos 16 doutorados com contrato, sem contar com os colaboradores e com os cerca de 70 profissionais do Serviço Nacional de Saúde na região, que já se disponibilizaram para participar no trabalho da nova Faculdade".
De forma a confirmar a possibilidade do arranque da unidade, Santos Silva salienta a "constante preocupação" da Universidade não só com as ciências básicas, nos primeiros anos da licenciatura, mas também com as clínicas, nos anos posteriores. Por isso, adianta que, dos protocolos assinados com as unidades de saúde da região (Guarda, Covilhã, Fundão e Castelo Branco), "advém não apenas a garantia do corpo docente para a medicina básica, como para a parte clínica". "Dos 70 e tal médicos que mostraram vontade de integrar a Faculdade, quatro já estão contratados pela UBI como assistentes convidados", acrescenta, de forma a reforçar a "boa situação do processo".

Mestrado de Imunologia Clínica para 2001/2002

Outra das razões que levam Santos Silva a confirmar a abertura da Faculdade de Ciências da Saúde em Outubro de 2001, ao lado da unidade da Universidade do Minho, é a abertura do mestrado em Imunologia Clínica prevista para o próximo ano lectivo. Além dos oito profissionais de saúde que já apresentaram candidatura a doutoramento na UBI, há, segundo o reitor, "muitos interessados em progredir os estudos para, eventualmente, virem a integrar o corpo docente". O Senado criou o curso e já enviou a proposta para o Ministério da Educação, o qual, diz o responsável, "não impôs qualquer objecção".
Assim, perante este cenário, Santos Silva contesta qualquer denúncia de atraso ou inviabilidade do arranque da licenciatura de Medicina no ano lectivo 2001/2002. O actual número de contratados e o interesse demonstrado pelos clínicos dos hospitais da região em colaborar na nova Faculdade são as razões que levam o reitor a afirmar: "A Universidade está pronta a arrancar".

Clique aqui para regressar à primeira página