Três dias com programação variada
XIX Encontro de Professores de História da Zona Centro

 NC/Urbi et Orbi

Decorre, de sexta-feira a domingo, 2 a 4 de Maio, no Hotel Meliá Dª Maria, o XIX Encontro de Professores de História da Zona Centro.
Vários são os painéis e os temas em cima da mesa. Assim, no primeiro dia, a sessão de abertura decorre às 10 horas com um momento musical a cargo da EPABI. Seguem-se três conferências temáticas: "Actualidade e Dignidade do Saber Humanístico", "O movimento operário na Covilhã de 1890-1907" e "Património/Arqueologia Industrial/Museologia". Para encerrar o dia, realiza-se uma visita ao Museu de Lanifícios da UBI e ao Arquivo Histórico, seguido de um jantar-convívio, patrocinado pela Câmara da Covilhã, e um concerto do Coro dos Pequenos Cantores, Academia de Música do Fundão e Orfeão da LAT (Tortosendo). O segundo dia vai ser diferente, com vários percursos histórico-naturais por localidades emblemáticas do concelho e distrito. Nas Minas da Panasqueira iniciam uma viagem que se estende a Belmonte, Sortelha, Manteigas e Parque Natural da Serra da Estrela, Fundão, Alpedrinha, Castelo Novo, cidade da Covilhã, Tortosendo, Unhais da Serra e, por fim, a La Alberca - Ciudad Rodrigo. Às 20 horas realiza-se um jantar-convívio patrocinado pela autarquia fundanense e animado pelo Grupo de Cantares da Escola Secundária do Fundão e por uma peça de teatro a cargo do GICC.
As conferências temáticas voltam à mesa no último dia, com "Heresias na Beira no princípio do século XVII", "O Jornalismo e a História", "Que História para o Futuro e que Futuro para a História?" e "Práticas de Gestão Curricular". A seguir ao almoço, "Rede Portuguesa de Museus. Reflexões, Fundamentos e Perspectivas" encerra o rol de debates que preenchem três dias de reflexão histórica. A sessão de encerramento decorre ao som do Orfeão da Covilhã, por volta das 16 horas.

Clique aqui para regressar à primeira página