Quatro concertos na América Latina
Coro Misto em digressão na Venezuela

 NC/Urbi et Orbi

O Coro Misto da Covilhã partiu, sábado, 14, para a Venezuela. O Coro efectua uma digressão de oito dias naquele país da América Latina, a convite da Universidade do Estado de Carabobo.
O grupo, promovido pela Associação Cultural da Beira Interior e dirigido pelo maestro Luís Cipriano, vai efectuar quatro concertos, participar em programas de televisão e num seminário sobre a região da Serra da Estrela. O primeiro espectáculo está marcado para hoje, terça feira, no Teatro da localidade de Miranda, perto de Valência, capital do Estado de Carabobo, onde a comitiva fica instalada. Ontem, segunda-feira, 16, pela manhã, os 31 cantores foram recebidos pelo Cônsul português, pelo Reitor da Universidade organizadora, pelo presidente da Câmara de Valência e pelo governador do Estado. Segue-se um seminário sobre a Venezuela e outro sobre a região da Covilhã, conduzido por Luís Cipriano. A parte da tarde foi dedicada a um ensaio e a várias entrevistas com a imprensa local. O segundo concerto decorre amanhã, 18, em Puerto Cabello e na quinta, 19, o dia é de descanso. Prevista está uma visita à ilha tropical de Morocoy, Parque Natural venezuelano. A música regressa na sexta-feira, 20, com dois concertos: um no Teatro principal de Valência e outro no Clube Madeirense, dirigido pela comunidade natural da Ilha da Madeira. O regresso a Portugal acontece no sábado, 21.
A digressão do Coro Misto, dedicada à música popular portuguesa e aos espirituais negros, repertório já habitual, conta com o apoio financeiro (mil contos) da Câmara Municipal da Covilhã, Região de Turismo da Serra da Estrela e Universidade da Beira Interior. A Associação Cultural entra com cinco mil contos e a restante verba, cerca de sete mil contos, é assegurada pela entidade que formalizou o convite, a Universidade de Carabobo. Os músicos ficam alojados na pousada "Casa Hogar Padre Febres Cordero", dirigida por religiosas dirigida por religiosas.

Requiem de Mozart no Dia da Cidade

O Maestro Luís Cipriano vai estrear a Missa do Coro dos Pequenos Cantores a 16 de Junho. Entretanto, o Coro e a Orquestra da Escola Profissional de Artes da Beira Interior preparam a obra "Requiem de Mozart", a apresentar no próximo aniversário da cidade da Covilhã, a 20 de Outubro, na Igreja de São Tiago, na Covilhã.
Por último o projecto "A Escolinha do Zéthoven" prepara-se para mais uma edição discográfica desta vez dedicada ao Ambiente. As gravações do novo álbum só começam em Janeiro de 2002 e envolve 320 crianças de todo o País.

Clique aqui para regressar à primeira página