Apresentação em Monsanto
Colecção de postais promete mostrar Aldeias Históricas ao mundo

 NC/Urbi et Orbi

Monsanto foi o local escolhido para apresentar a colecção de postais ilustrados dos CTT dedicada às Aldeias Históricas da Beira Interior. A iniciativa, cuja apresentação decorreu na segunda-feira, 2, resulta de uma parceria estabelecida entre a Comissão de Coordenação da Região Centro (CCRC) e os CTT. Os 20 postais, da autoria do fotógrafo Simão Bernardo, podem ser adquiridos nas estações dos Correios da região por 600 escudos.
Cruz Jacinto, vice-presidente da CCRC, destaca a importância desta iniciativa do Interior profundo, "numa altura em que região vive momentos importantes". O processo das Aldeias Históricas é um dos exemplos que reforçam essa ideia, pelo facto de "mobilizar vontades, congregar pessoas e integrar programas e políticas", acrescenta. Sobre a colecção de postais, Jacinto espera que a ligação aos CTT não fique por aqui e se estenda a outros projectos como, por exemplo, a colecções de selos sobre o mesmo tema.
Coube a António Soares, director do Departamento de Comunicação e Imagem dos CTT, representar a empresa em Monsanto. Segundo o responsável, este lançamento vai contribuir para a divulgação das Aldeias Históricas de Portugal. "Tal como os selos, os postais são portadores da mensagem que passa de mão em mão e chega a todo o mundo, daí que o conjunto vá abrir as portas para estes lugares de sonho", salienta.
"Este projecto vem ao encontro do trabalho que tem sido desenvolvido nas localidades e é mais um passo para a promoção das mesmas". A frase é de Francisco Baptista, presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Velha, que destaca "o papel decisivo dos Correios nacionais, uma entidade exterior ao processo das Aldeias Históricas, mas que se associa à sua publicidade". Sobre o trabalho de recuperação das localidades em causa, Baptista explica que "há ainda trabalhos a decorrer porque é preciso continuar a valorizar o património". Na mesma cerimónia, o edil anunciou a II Edição da Festa do Castelo de Monsanto. Para Idanha-a-Velha, a outra Aldeia Histórica do concelho de Idanha, está marcada uma série de colóquios que os organizadores esperam que ultrapasse as fronteiras regionais.

Clique aqui para regressar à primeira página