Primeira fase do Mercado Facif de fora
Candidatura do Fundão ao Polis
pronta até Maio

O presidente da autarquia, José Maria Fortunato, e José Sócrates, ministro do ambiente, acertaram os termos da candidatura fundanense à segunda fase do Polis.

 NC/Urbi et Orbi

Depois de vários adiamentos, José Sócrates recebeu José Maria Fortunato para tratar da candidatura do Fundão ao Polis

José Sócrates, ministro da Ambiente e Ordenamento do Território recebeu na terça-feira, 10, o dossier com a pré-candidatura da cidade à segunda fase do Programa Polis. O encontro entre o responsável governativo e José Maria Fortunato, presidente da autarquia, teve a participação de Sampaio Lopes, governador civil de Castelo Branco. O facto causou alguma estranheza a José Pina, vereador socialista, que aconselha Fortunato a não deixar esquecer que "o mérito da requalificação urbana que está a ser feito na cidade é da responsabilidade deste executivo".
Na reunião entre o edil e Sócrates foram definidas as linhas por onde vai ser conduzida candidatura ao Polis. Os trabalhos da primeira fase do Mercado FACIF não podem ser incluídos no pacote e resta, como alternativa, o Programa Operacional de Economia (POE) do Centro, um plano com fundos do III Quadro Comunitário de Apoio (III QCA). A explicação que Fortunato apresenta é "que o Polis só admite despesas a partir da data em que há candidatura". "Para as obras que estão em curso podemos, e devemos, incluí-las na Medida dois do Eixo 1 do POE da Comissão de Coordenação da Região Centro (CCRC)", acrescenta. O edil já reuniu com Rui Jacinto, vice-presidente da CCRC, e revela-se optimista que as infra-estruturas e arranjo urbanístico do Mercado sejam comparticipadas pelo III QCA.
Quanto à segunda parte das obras do Mercado FACIF, o líder do executivo fez chegar ao ministro a necessidade de as incluir na candidatura ao programa de requalificação ambiental. Maio é o mês apontado para a recepção das propostas ao segundo Polis e, até lá, a Câmara fundanense vai enviar o dossier definitivo, que incluirá, ainda, a proposta de alargar a candidatura a outras partes da cidade. A zona da Estação de Caminhos de Ferro e a Quinta da Nora, são dois locais que a autarquia quer acrescentar ao processo.
O facto do encontro entre Fortunato e Sócrates ter sido presenciado por Sampaio Lopes, o provável candidato do PS à Câmara nas próximas autárquicas, mereceu alguns comentários de alerta por parte de José Pina. A explicação de José fortunato, de que a presença de Sampaio Lopes não terá sido mais do que coincidência, parece não ter convencido o vereador. "O trabalho de que está a ser feito, de recuperação do Mercado e possíveis candidaturas a financiamento desta e outras obras, é mérito desta Câmara", clarifica. Pina dirige-se directamente ao actual presidente e adverte-o para não deixar que outros assumam um protagonismo que não merecem: "É preciso dizer as coisas com frontalidade. Esta é uma vitória sua, da sua equipa e não pode deixar que os outros fiquem com os louros de um trabalho que é seu".

Clique aqui para regressar à primeira página