Conferência de Engenharia Civil
Betão auto compactável revoluciona construção civil

Professor Luíz Oliveira dá a conhecer a os alunos da UBI o Betão Auto Compactável (BAC). Um produto inovador que vai facilitar o trabalho à construção civil.

 Por Helena Machado

Luíz Oliveira explicou as vantagens deste material que vão para lá das económicas. O BAC é também benéfico para a saúde e ambiente

Inserido no ciclo de conferências de Engenharia Civil, organizado pelo Departamento de Engenharia Civil (DEC) e pelo NECUBI, realizou-se na passada quarta feira, a conferência "Betão Auto Compactável: Tecnologia e Aplicações", pelo Professor Luíz Oliveira. Luíz Oliveira é professor na Universidade da Beira Interior e responsável pelas cadeiras de Construções Civis e Betão, no curso de Engenharia Civil.
O BAC é um material totalmente inovador e que vem para revolucionar o trabalho na construção civil. Desenvolvido pelos japoneses em 1986, apenas chegou ao Ocidente dez anos depois. "Houve um grupo de pessoas que procuraram desenvolver um material que fosse resistente e durável. No Japão há construções que excedem o espaço terreno e entram no mar. O mar é um elemento muito agressivo para as construções. Outro tipo de agressividade que se verifica no Japão é a actividade sísmica. Torna-se necessário que as construções sejam mais resistentes e duráveis", explica Luíz Oliveira.

Saudável e amigo do ambiente

As propriedades do BAC não se prendem só com a resistência e a durabilidade. As vantagens de utilizar este material são várias. Rapidez na execução das obras, pois torna-se desnecessário a utilização de vibradores para a compactação do betão; redução de custos, a mão de obra é reduzida, sendo apenas necessária para colocar o betão na cofragem; vantagens para a saúde, a utilização intensiva de vibradores provoca a doença das "mãos brancas"; e vantagens ambientais, pois os vibradores provocam poluição sonora.
A utilização do BAC na Europa é ainda pouco frequente. Mas Luiz Oliveira não tem dúvidas que este é o material do futuro, e dentro de dois a três anos o seu uso será corrente, especialmente em construções de grandes dimensões em que resistência e durabilidade sejam aspectos fundamentais. "O Homem quer construir obras para deixar a sua marca ao longo do tempo, e o BAC é o material ideal", conclui Luíz Oliveira.
A próxima conferência de Civil será subordinada ao tema Geotextéis.

Clique aqui para regressar à primeira página