António Fidalgo

 

 

 

 


Os 15 anos da UBI

Celebra a Universidade da Beira Interior o seu décimo quinto aniversário no próximo 30 de Abril. Servem estas celebrações fundamentalmente para uma reafirmação de identidade. Tal como as pessoas também as instituições não podem viver ao sabor de uma passagem indistinta do tempo, sem o marcar com referências de continuidade.
A UBI como jovem instituição que é alterou-se muito, muitíssimo, ao longo da sua existência. Um jovem de 15 anos diferencia-se muito mais de um menino de meses, do que um homem de 45 anos de um de 30 anos, apesar de a diferença em número de anos ser a mesma. Ora é justamente nos períodos de alterações profundas que se torna necessário celebrar a identidade da pessoa ou da instituição e a mesmidade dos princípios.
Que identidade é essa que a UBI celebra? É a identidade de um projecto universitário, de uma comunidade de pessoas que preservam o conhecimento científico herdado do passado, que no presente o transmitem às novas gerações e que o procuram aumentar pela investigação e, assim, deixar um legado enriquecido às gerações vindouras. Este é o cerne do espírito universitário: conhecer o universo e difundir universalmente esse conhecimento.
Perante as tarefas prementes do dia a dia, das dificuldades inadiáveis de funcionamento e de financiamento, tende-se a esquecer o fundamental. Ora é justamente para que este não seja esquecido que as instituições, pessoas colectivas, celebram a sua existência e nessa celebração reafirmam os princípios que lhe deram a vida.
Quinze anos são, na vida de uma pessoa, o fim da adolescência. Na vida de uma universidade quinze anos são muito poucos anos. Para as universidades a unidade de tempo mais apropriada são os séculos. Veja-se que a UBI não cobre ainda todas as áreas de saber do cânon universitário. Ainda está em franco crescimento. Oxalá não lhe falta nesta fase tão decisiva da sua vida os necessários apoios do Governo para um desenvolvimento saudável e sustentado.

Clique aqui para regressar à primeira página