15 anos depois: novos cursos em Outubro
Próximos seis anos decisivos para crescimento da UBI

A Universidade da Beira Interior (UBI) completou, ontem, 15 anos de vida. O Anfiteatro das Sessões Solenes encheu-se para ouvir o Reitor da UBI, o ministro da Educação e o presidente da Associação Académica (AAUBI). Não houve inaugurações, mas o aniversário ficou marcado pela atribuição do grau honoris causa ao Comendador Sebastião Alves.

 Por Carla Loureiro
e Marisa Miranda

 

Augusto Santos Silva defende a aposta na qualidade das instituições como vantagem para ajudas do Estado

Em dia de aniversário da Universidade da Beira Interior os discursos verteram, uma vez mais, sobre a questão da interioridade. A UBI, tal como as outras universidades portuguesas, vive alguns problemas de financiamento que são agravados pela sua localização geográfica. Assim Manuel Santos Silva aproveitou a presença do ministro da Educação, Augusto Santos Silva, para sublinhar a necessidade de optimizar a fórmula da Lei de Financiamento do Ensino Superior. "A fórmula de financiamento deverá ser melhorada e deverá ter em consideração as situações particulares de algumas instituições", alertou o reitor da UBI.
Na opinião do ministro da Educação, no financiamento do ensino superior, "mais importante do que as questões da interioridade ou da periferia são as questões da qualidade, dos projectos de desenvolvimento e do desempenho das instituições". No entanto, foi já criada uma comissão formada pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), pelo Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos (CCIP) e Ministério da Educação no sentido de verificar até que ponto a actual fórmula de financiamento pode ser melhorada.

UBI continua a crescer

Após 15 anos de existência da instituição, a abertura em Outubro próximo da Faculdade de Ciências da Saúde, com a licenciatura em Medicina, é o grande passo na caminhada que a UBI tem vindo a fazer desde 1986. "Este foi o projecto de desenvolvimento regional com o maior alcance dos últimos anos", referiu Manuel Santos Silva, reitor da UBI.
Para o futuro, a UBI já tem traçados alguns objectivos com a definição do Plano de Actividades 2001/2006 que passa pela "criação de algumas licenciaturas, a adaptação de outras às novas necessidades do País e o encerramento de vagas de ingresso".
À espera de atribuição de vagas estão já os novos cursos de Filosofia, Português - Espanhol, Psicologia, Engenharia Informática e Engenharia Química, ramo Celulose e Papel e Ambiente. A UBI propôs ainda a transformação da licenciatura de Física Ensino para Física e Química - via Ensino e a alteração da designação do curso de Física Aplicada para Optometria e Optotecnia - Física Aplicada.

Ministro esquiva-se a pedidos...

Manuel Santos Silva aproveitou a presença de Augusto Santos Silva para relembrar alguns projectos que aguardam um parecer positivo do Ministério da Educação. O financiamento para a construção de algumas infra-estruturas urgentes para a expansão da universidade, como o novo Pólo da Unidade de Artes e Letras, os Serviços Centrais da Reitoria, a construção de um auditório com uma capacidade superior ao do actual anfiteatro das Sessões Solenes, o Complexo Pedagógico de apoio às Ciências do Desporto, as unidades alimentares e residências para os Pólos III e IV e a construção de uma piscina coberta e aquecida do Complexo Desportivo da Covilhã, estrutura que une esforços da autarquia e universidade. Durante a cerimónia foi assinado o protocolo entre as duas entidades para a concessão de terrenos, com uma área de quatro mil e 200 metros. Esta estrutura será utilizada pelos alunos da UBI e população covilhanense para a prática de modalidades desportivas e terapêutica.
Os pedidos foram ouvidos por Augusto Santos Silva, apesar deste se ter escusado a avançar com garantias. No entanto afirmou encarar os pedidos de forma séria, ressalvando que "os recursos não caem do céu nem nascem por geração espontânea".

... mas deixa recados

Ao longo do seu discurso, Augusto Santos Silva, foi deixando algumas mensagens. As instituições universitárias "para conseguirem mais recursos devem demonstrar que usam bem as verbas que lhes são atribuídas". O ministro da Educação reconheceu que o volume de recursos que têm sido entregues às universidades "não é suficiente mas é considerável", adiantando que esse número tem vindo a aumentar. Aconselhou também os presentes a "intervir na escala adequada a cada problema". Estudos desenvolvidos mostram que a Saúde, as Tecnologias e as Engenharias são áreas prioritárias no desenvolvimento do ensino superior. A finalizar lembrou "que devemos exercer a crítica e construir a solução", no sentido da responsabilização de todos.
As palavras de ordem do ministro foram apoiar, investir, acreditar, preservar e defender o ensino superior.

  

Doutoramento Honoris Causa a Sebastião Alves


A cerimónia comemorativa do aniversário da UBI ficou também marcada pela atribuição do grau de doutor honoris causa ao Comendador Sebastião Alves. A concessão deste grau destina-se a homenagear personalidades de reconhecido mérito nos domínios do ensino, da ciência, da cultura, da arte e das actividades sociais, bem como personalidades que tenham contribuído para a dignificação do País ou da Universidade. Este prémio visa enobrecer a Universidade que o confere.
Esta homenagem pretende distinguir Sebastião Alves pelo "extraordinário contributo dado ao País em geral e à Saúde em particular", explicou o Reitor da UBI, Manuel Santos Silva.
No final, Sebastião Alves, o mais recente doutorado honoris causa da UBI, mostrava-se emocionado. "Não esperava que aos 81 anos me fizessem uma honra destas".

Distinção e reconhecimento

Pela primeira vez, na história da UBI, foi entregue a medalha de bronze aos funcionários e docentes da Universidade com mais de 20 anos no activo ou que se aposentaram.
No decorrer da cerimónia do aniversário da UBI, foram distinguidos com uma Bolsa de Mérito, atribuída pelo Ministério da Educação, os alunos com melhor média no respectivo curso. Ana Patrícia Pereira, aluna do 3º ano do curso de Língua e Cultura Portuguesas foi uma das premiadas. Com uma média de 18,5 valores, esta estudante revelou ao Urbi a receita do seu sucesso académico: "assistir às aulas, estudar com gosto e não só na véspera das frequências".
A Sessão Solene pautou-se, ainda, pela entrega de prémios escolares aos alunos que concluíram as licenciaturas com melhor classificação.


 

Clique aqui para regressar à primeira página