Cerimónia emociona presentes
Casa nova para 52 famílias na Boidobra

52 famílias receberam as chaves das suas novas casas no Bairro da Alâmpada, na freguesia da Boidobra. Um obra com inauguração adiada que viu no 25 de Abril a sua concretização.

 Por Raquel Fragata

A população do Bairro da Alâmpada, na Boidobra, saiu à rua para assitir à entrega das novas casas

As comemorações dos 27 anos da Revolução do 25 de Abril ficaram marcadas pela entrega das 52 chaves do Bairro da Alâmpada, na freguesia da Boidobra, Covilhã. 52 famílias podem, a partir desta data, habitar em condições condignas e a preços sociais. Trata-se de uma obra da iniciativa da Câmara Municipal da Covilhã com o apoio do Instituto Nacional da Habitação (INH). Carlos Pinto, antes da cerimónia, relembrava a promessa feita aos covilhanenses de construir 400 fogos habitacionais durante o mandato. Meta que, afirma o autarca, já foi em muito ultrapassada. "É sabido que não se resolve o problema da habitação em Portugal apenas com a compra de habitação, porque os estratos sociais de menores rendimentos suportam esses encargos", afirmou. Para a autarquia este é um investimento de 400 mil contos, suportado em 50 por cento, sendo o restante custeado pelo INH.
Num discurso emocionado, Carlos Pinto garantiu que as políticas sociais e habitacionais irão ter continuação, levantando assim o véu para uma recandidatura nas próximas autárquicas. "Para que todas as gerações possam dizer que valeu a pena a Revolução" e em especial os "não bafejados pela fortuna", afirmou.
O arrendamento das casas é feito também a preços sociais, calculados com base nos rendimentos familiares, podendo em alguns casos chegar ao valor mínimo de cinco mil escudos mensais.
Afastados do centro da cidade pelo decorrer das obras de construção do Silo-auto , as comemorações deslocaram-se à zona nova da cidade. A Biblioteca Municipal e o auditório dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento foram os locais que receberam as iniciativas comemorativas da data. Ao final da manhã, junto ao átrio da Biblioteca, a autarquia entregou quatro viaturas adaptadas a deficientes motores do concelho.
Também os protocolos e a inauguração do Circuito de Manutenção do Pião marcaram os 27 anos da Revolução de Abril na Covilhã.

[ver artigos relacionados]

Investimento de 25 mil contos
Teatro das Beiras vai adquirir sede na Trapa

Autarquia atribui subsídio mensal de 450 contos
Associação Cultural quer nova sede

Inaugurado Circuito de Manutenção
Exercício físico na floresta

Clique aqui para regressar à primeira página