Ante-estreia da peça "A Birra do Morto"
Um morto fora da Lei

A saga de um morto que se recusa a morrer encheu a sala de ensaios da AAUBI. A primeira "comédia assumida" encenada pelo TeatrUBI teve a sua ante-estreia na passada quinta feira, dia 26.

 Por Ana Maria Fonseca

"A Birra do Morto" de Vicente Sanches, a primeira comédia em cena pelo TeatrUBI

Num palco decorado com um caixão e uma enorme cruz surgem grupos de personagens caricaturadas da nossa sociedade. O que à partida parece ser um ambiente fúnebre de velório, depressa se transforma numa divertida comédia. O morto recusa-se a passar para o outro lado, a ser enterrado, e usa de todos os meios para o evitar, provocando um enorme desconforto a quem se envolve no enredo. Todos querem que o morto se entregue de vez à sua sorte, até a própria viúva. Sucedem-se as formas mais caricatas de o fazer assumir a sua morte, enquanto os personagens, tocando o ridículo, querem seguir a sua vida. O encadeamento sugere um conjunto de situações e pessoas que facilmente se remetem para o nosso quotidiano.
Esta adaptação de um texto de Vicente Sanches, natural de Castelo Branco, serviu de base à primeira comédia em cena pelo TeatrUBI. O texto original, de 1974, sofreu algumas alterações "de forma a adaptar-se melhor, quer aos actores, quer ao próprio público", esclarece António Abernú, encenador da peça.
O TeatrUBI partiu sexta feira para Ourense, em Espanha, onde irá participar pela quinta vez no VI Miteu - Mostra Internacional de Teatro Universitário.
Há dois anos o TeatrUBI ganhou o primeiro prémio deste festival. "Isto traz uma maior responsabilidade, uma vez que atingimos um estatuto que não queremos perder", refere António Abernú, acrescentando que "em Espanha o teatro, mesmo universitário, tem um grau de exigência e rigor muito diferente".
Após o regresso de Espanha, "A Birra do Morto" vai estar em cena na sede da AAUBI, nos dias 1,2 e 3 de Maio. No dia 5 a digressão vai a Castelo Branco, voltando à sede da AAUBI nos dias 14, 15 e 17. Ainda durante o mês de Maio, a peça estará em cena no Tortosendo, dia 18 e de seguida em Boidobra, no dia 20.

Clique aqui para regressar à primeira página