Karting - Seis Horas de Resistência da Páscoa
Paulsport justifica favoritismo

 NC/Urbi et Orbi

As Seis Horas da Páscoa 2001 passam a três. O final da prova é antecipado devido a problemas técnicos. Mas nem por isso a Paulsport deixa de merecer a vitória.

 

Realizou-se no sábado, 14 de Abril, a tradicional prova de resistência em karting no Tortosendo, mais uma vez com o apoio do jornal Notícias da Covilhã. Desta feita apenas 6 equipas responderam à chamada. Razão que levou a organização a encurtar para metade a duraçãoda prova (as previstas seis horas passaram a três) cabendo às equipas inscritas 2 karts.
Nos treinos, a equipa KPAUL - G.Clinálise/SóGrelhados, impôs-se ao relegar a PAULSPORT para 2° e 3° postos. De salientar, no entanto, que esta equipa é constituída na integra por pilotos que participam no Nacional da especialidade, com nomes como David Saraiva, vice-campeão nacional de Inter-A e Diogo Ribeiro também ele um habitué dos primeiros lugares.
A Corrida teve início pelas 14 horas e 30 com um mau arranque de Pedro Leal da KPAUL que caiu para a 3ª posição na entrada para a primeira curva do traçado. Tudo indicava que a supremacia da PAULSPORT nao iria ser contestada mas cedo a KPAUL inicia um ataque aos 2 lugares mais altos do podio. Durante cerca de 40 minutos os 3 primeiros classificados rodavam na sombra uns dos outros. David Saraiva começa então a ganhar terreno aos dois mais directos perseguidores deixando-os a lutar pela posse do 2° posto até ao reabastecimento.
Depois do abastecimento e troca de pilotos a tendência inverteu-se e a KPAUL demonstrou porque e que é tida como uma das melhores equipas da região ao bater por várias vezes o tempo da melhor volta. A PAULSPORT assistia impávida e serena à supremacia da condução do jovem David Morgado que recupera a volta que tinha de atraso e ganha mais de 20 segundos de vantagem. Nas boxes, problemas a nível de informática levam à interrupção da prova. O cronómetro informático deixa de funcionar deixando os chefes de equipa em apuros para continuarem as suas estratégias.
Depois de 10 minutos de paragem, a KPAUL tinha agora uma oportunidade única de ascender ao primeiro lugar, com o reagrupamento, a distância para o líder viu-se reduzida a 7 segundos. E quando se reinicia a prova, a distância continua a encurtar. No entanto, com apenas com duas voltas cumpridas após o reinício, o director de prova dá por concluída a mesma pois os problemas de cronometragem não foram devidamente rectificados e todo o sistema voltou a parar.
Segundo a organização, este problema deveu-se a um "pico de energia" que fez bloquear todo o sistema informático. Assim as "Seis Horas da Páscoa/Beirakart 2001" teve a PAULSPORT 1 como vencedor com 168 voltas, A KPAUL, com as mesmas 168 voltas, ficou em segundo e a PAULSPORT2 ocupou o último lugar do podio.

Clique aqui para regressar à primeira página