AAUBI apresenta contas
Passivo reduzido a zero

Os tempos mais difíceis da Associação Académica da UBI ficaram para trás. Com as dívidas saldadas, resta agora pensar num futuro estável para a Academia.

 Por Nélia Sousa

Jorge Jacinto deixa para trás os destinos da AAUBI

A poucos meses de deixar o cargo de presidente da AAUBI, Jorge Jacinto sente-se orgulhoso com o trabalho desempenhado na actual direcção. As dívidas contraídas pelos anteriores dirigentes, e que ascendiam a 12 mil e 800 contos, foram totalmente anuladas. Neste momento, e segundo o presidente, a AAUBI não tem dívidas. Este assunto foi discutido na passada quinta feira, 26, durante Assembleia Geral de Alunos (AGA) que decorreu na sede desta associação. A AGA, destinada a proceder à apreciação do Relatório de Actividades da Direcção, à marcação da data de eleições para os órgãos sociais e à apreciação e votação do relatório de contas, decorreu com a presença de pouco mais de 20 alunos.
Segundo o líder académico a redução da dívida foi conseguida graças aos lucros obtidos nas diversas actividades académicas. A Recepção ao Caloiro rendeu dois mil 210 contos de lucro, assim como o Art'UBI, com um lucro de 380 contos, e o Guia do Caloiro representando uma entrada de 90 mil escudos nos cofres da AAUBI. "Todas as actividades deram lucro", explica Jorge Jacinto que não quis deixar de focar a importância dos núcleos para o bem estar financeiro daquela que considera ser a maior Academia do País. Também a boa vontade dos credores, o apoio da Câmara Municipal da Covilhã, da Reitoria e de outras instituições públicas foram factor decisivo para a recuperação financeira da AAUBI, que viu aprovado o relatório de contas.
Mas se no campo financeiro o trabalho deu frutos, no campo pedagógico nem todos os problemas foram solucionados. O facto de ainda leccionarem na UBI, três professores que, segundo a AAUBI, não cumprem os requisitos de verdadeiros pedagogos, continua a ser um problema por resolver. "Estamos convictos que a UBI e os seus órgãos não irão começar o próximo ano lectivo com estes três professores. Porque se eles estiverem no elenco dos professores universitários há que lamentar a postura da UBI que não está assim a contribuir para o seu próprio desenvolvimento", adianta o líder académico.
Com a eleição para os órgãos sociais marcada para o próximo dia 23 de Maio, Jorge Jacinto diz não voltar a recandidatar-se por motivos pessoais, como a necessidade de concluir a sua licenciatura. Recorde-se também que no último Encontro Nacional de Direcções Associativas (ENDA), que decorreu em Setúbal Jorge Jacinto foi eleito representante dos estudantes do Ensino Superior no Conselho Consultivo da Juventude, órgão próximo do Ministério da Educação e da Secretaria de Estado da Juventude.
Ainda que deixe a AAUBI com alguma pena, Jorge Jacinto considera que o trabalho da sua equipa contribuiu para que este fosse o melhor ano da Academia.

Clique aqui para regressar à primeira página