Departamento de Química
Bioquímica

Faculdade de Ciências da Saúde abre novas portas a Bioquímica

A Faculdade de Ciências da Saúde vem reforçar dentro da Bioquímica a vertente Clínica. Segundo os responsáveis pelo Departamento, esta característica vai distinguir a licenciatura ministrada pela UBI das restantes universidades do País.

 Por Marisa Miranda

Estruturas de apoio

- Biblioteca departamental
- Centro de informática (aberto 24 horas): Workstation de multiprocessamento; Sala de terminais e PC´s; Redes (internas e externas)
- Laboratório de micro-ensino (filmagem e visionamento de aulas práticas em estúdio televisivo).
- Acesso permanente à internet (com correio electrónico, telnet e www.).

Estrutura curricular

Duração normal do curso: 5 anos lectivos

- Área científica do curso:

Bioquímica

- Nº. total de unidades de crédito necessárias à concessão do grau: 156,5

- Áreas científicas e distribuição das unidades de crédito:

- Áreas científicas obrigatórias:

a) Bioquímica - 35,0
b) Química - 42,0
c) Biologia - 12,0
e) Matemática e Informática - 28,0
e) Física - 7,0
f) Ciências Sociais - 1,5

- Áreas científicas optativas:

a) Bioquímica - 16,0

- Estágio Científico:

Créditos: 22,0

A abertura da Faculdade de Ciências Médicas na UBI vai ser benéfica para a licenciatura de Bioquímica. Esta é a opinião unânime de docentes e discentes. O desenvolvimento de determinadas áreas científicas dentro da Bioquímica e a interacção entre várias matérias com a Faculdade de Ciências da Saúde são as principais vantagens desta colaboração entre as duas licenciaturas.
João Queiroz, director de curso de Bioquímica, sublinhou a disponibilidade dos docentes e responsáveis da Faculdade de Ciências da Saúde em colaborarem com Bioquímica. "Eles estão completamente abertos a dar-nos apoio na investigação, nas aulas que nos vêm ministrar e em orientar estágios destes alunos", explicou o director da licenciatura.
Entretanto, o Departamento de Química está já a trabalhar no sentido de assegurar alguns estágios aos alunos de Bioquímica no Hospital Cova da Beira e em pequenas empresas da região, porque "a área da Bioquímica clínica é a que, actualmente, tem maior desenvolvimento na sociedade internacional".

Bioquímica clínica é a grande aposta

Os timings para a construção e equipamento de alguns laboratórios da área de Bioquímica atrasaram-se um pouco, admite João Queiroz . A abertura da Faculdade de Ciências da Saúde vai ajudar a acelerar este processo.
Na área da biologia, que não é da responsabilidade deste Departamento, mas que existe no curso de Bioquímica, ainda não existem laboratórios. "Talvez devido a uma desorganização da área científica da biologia que vai ter que ser reorganizada", justifica João Queiroz. A integração da Biologia na área das Ciências da Saúde poderá ser uma solução para este problema.
Face a esta carência de laboratórios de biologia, foram criadas as condições mínimas para a cadeira ser leccionada.
Apesar de ser um curso recente, já existem alguns professores a fazer investigação nesta área. "A investigação na área da bioquímica tem grande pujança no Departamento", esclareceu João Queiroz.
No ano passado, este foi o curso com média mais elevada dentro da UBI e conseguiu preencher todas as suas vagas. A funcionar desde o ano lectivo 1998/99, o número de alunos desta licenciatura tem vindo a aumentar.

 

Clique aqui para regressar à primeira página