Departamento de Física
Física Ensino

Aprender experimentando

Desde 1986 que a licenciatura de Física Ensino da UBI forma professores. A nova estrutura desta formatura, que passará a designar-se por Física e Química - via ensino, em vigor a partir do próximo ano lectivo, pretende acompanhar os avanços tecnológicos e científicos da nossa sociedade. É importante começar desde cedo a despertar as crianças para a Ciência, para a Física e para a Química.

 Por Susana Proença

Estruturas de apoio

Entre as estruturas de apoio ao ensino destacam-se :

Entre as estruturas de apoio ao ensino destacam-se :

Laboratório de Física Geral e Experimental
Laboratório de Mecânica
Laboratório de Termodinâmica
Laboratório de Electromagnetismo
Laboratório de Óptica
Laboratórios de Física Atómica e de Física Nuclear
Laboratório de Electrónica
Laboratório de Sistemas Digitais
Micro-Ensino (filmagem e visionamento de aulas teóricas e práticas em estúdio de televisão)
Salas dos Sistemas Informáticos da Física - (S.I.F.)
Centro de Óptica
Centro de Informática (com acesso à Internet - telnet, correio electrónico e www)

Estrutura curricular
Duração normal do curso: 5 anos lectivos

- Área científica do curso:

Física Aplicada - Óptica e Optometria

 

- Nº. total de unidades de crédito necessárias à concessão do grau: 165.5

 

- Áreas científicas e distribuição das unidades de crédito:

- Áreas científicas obrigatórias:

a) Física - 35,5
b) Óptica - 42,0
c) Matemática - Informática - 31,5
d) Biofísica - 17,0
d) Química - 11,0
d) Economia e Gestão - 6,5

- Seminário e Estágio:

Créditos: 7,0

Esta licenciatura pretende ministrar formação científica e pedagógica aos futuros professores de Física e Química. A licenciatura vai sofrer alterações no próximo ano lectivo passando a ter além de uma componente de Física e de Química, agora reforçada, componentes nas áreas das ciências da educação, matemática e tecnologias. Dentro das ciências da educação terá disciplinas de índole mais geral, ministradas pelo Departamento de Educação, e outras ligadas às didácticas (física, química, e informática no ensino das ciências). Depois desta remodelação, e com nova designação, a licenciatura em Física e Química - via ensino, terá uma base essencial de Matemática e de Informática para além das bases de Física e Química. A função da componente didáctica é um pouco saber como abordar determinado tema em diferentes níveis etários, realidade a que estarão sujeitos do exercício da sua actividade. "Neste momento formar professores para o ensino não é a mesma coisa que era há 10 anos atrás", afirma Maria Graça Ventura, docente do Departamento de Física, para quem a adaptação curricular do curso de graduação à nova realidade social e escolar é premente. "Há a necessidade de evoluir neste curso, os métodos de ensino mudaram, os miúdos mudam, tudo muda ao longo dos anos. Não vamos ensinar uma física diferente, mas talvez de um modo mais atractivo, de um modo que os alunos aprendam melhor para poderem ensinar melhor". Desde sempre a física foi considerada como uma área de ensino difícil, mas o desafio desta formação está na habilidade do professor. A física é acessível a toda gente desde que os professores sejam especialistas na arte de ensinar.

Pedagogia e didáctica reforça
currículo de professores de Física

O Departamento de Física esteve envolvido num projecto com 8 escolas do primeiro ciclo. O objectivo deste projecto foi começar a ensinar ciência às crianças. Aprender experimentando. A nível mundial a criança começa muito cedo o contacto com a ciência, nomeadamente através de programas do Ciência e Vida, um projecto do Ministério da Ciência e Tecnologia.. Ver a ciência como qualquer coisa que lhes explica o seu mundo alicia os mais jovens para a sua descoberta. No ano passado esteve em curso um projecto que envolveu cerca de 600 alunos do ensino básico. Foi inovador, na medida em que tentaram captar os professores de primeiro ciclo para a ciência. O projecto consiste em sessões de formação com os professores durante um ano lectivo, apostando muito no ensino experimental. Este tipo de trabalho poderia ser desenvolvido em mais instituições de Ensino Superior dedicando-se à formação contínua de professores.

 

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