Valter Lemos, presidente do
IPCB, mostra-se satisfeito
com a integração de
Enfermagem na sua escola
Integração oficializada
Politécnico com Enfermagem
e dois novos cursos em 2001-2002

O Politécnico pode arrancar no próximo ano lectivo com a Escola de Enfermagem e dois cursos novos na área da saúde. A integração da Escola Superior Lopes Dias está concretizada, falta a aprovação final do Ministério

Por Céu Lourenço
  NC/Urbi et Orbi


A Escola Superior de Enfermagem Lopes Dias (ESELD) está desde o dia 24, segunda feira, oficialmente integrada no Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB). A cerimónia decorreu nas instalações da Escola e contou com a presença do presidente do Politécnico, Valter Lemos, e do presidente da autarquia, Joaquim Morão.
Com a entrada nesta nova fase, Valter Lemos salienta o espírito de colaboração entre as três entidades envolvidas no processo (ESELD, IPCB e Câmara) e considera-o "essencial para a concretização do velho sonho". Convicto de que saiu de Castelo Branco "o mote que provocou inequivocamente a integração das escolas de enfermagem nos politécnicos portugueses", o presidente mostra-se satisfeito por se ter dado resolução a vários problemas um pouco por todo o País. Sem esquecer o trabalho e empenho da directora da ESELD, Lemos destaca ainda "o entusiasmo da responsável e dos seus estudantes".
Embora dependente da aprovação do Ministério da Educação, a integração deverá avançar no terreno já no próximo ano lectivo (2001-2002). Dois cursos deverão, então, estrear-se: Análises Clínicas e Saúde Pública, e Fisioterapia. As instalações da nova Escola Superior de Saúde estão orçadas em um milhão e 700 mil contos e têm conclusão prevista para finais de 2003, princípios de 2004. Um desafio que Joaquim Morão quer ver vencido: "As perspectivas que o Instituto tem para o ensino e o seu desenvolvimento na região só podem ser concretizadas se caminharmos de mãos dadas, no sentido de vencermos as apostas futuras".