Departamento de Economia e Gestão
Economia

Formação polivalente garante saídas profissionais

A licenciatura em Economia, ministrada pela UBI, garante aos seus alunos uma formação em áreas diversas e faz, desta forma, frente ao problema da colocação dos seus licenciados no mercado de trabalho. O insucesso escolar é um fenómeno quase inexistente.

Por Cristina Marques


Estruturas de apoio

Entre as facilidades de apoio ao ensino, destaca-se uma biblioteca especializada, equipada com ferramentas de pesquisa multimédia e acesso a bases de dados nacionais e internacionais, bem como um Centro de Documentação Europeia.
Os alunos têm ainda ao seu dispor um Centro de Informática (com acesso à Internet - telnet, correio electrónico e www), bem como um laboratório de informática com software especializado nas áreas de Economia e Gestão.

Estrutura curricular

Duração normal do curso: 4,5 anos lectivos

- Área científica do curso:

Economia


- Nº. total de unidades de crédito necessárias à concessão do grau: 141

- Áreas científicas e distribuição das unidades de crédito:

- Áreas científicas obrigatórias:

a) Economia - 73,5
b) Gestão -10,5
c) Matemática - 33
d) Ciências Jurídicas - 3
e) Ciências Sociais - 6
f) Sistemas de Informação - 6

- Áreas científicas optativas:

a) Economia - 9
b) Gestão - 9
c) Contabilidade - 9
c) Ciências Jurídicas - 9

O curso de Economia é ministrado na UBI há oito anos e tem a particularidade de ter a duração de quatro anos e um semestre lectivos. Ao contrário do que acontece na maioria das Universidades nacionais, os finalistas desta licenciatura partem mais cedo, em Janeiro, tendo assim facilitada a sua entrada no mercado de trabalho.
Com uma mais valia curricular, o futuro economista licenciado pela UBI recebe uma formação teórica polivalente, nos mais variados domínios da Economia.
Para tal, conta com a participação de um corpo docente, constituído por um Professor Catedrático, cinco Doutorados, dois docentes Associados, dois Professores Auxiliares e 11 assistentes (nove mestres e dois licenciados).
Os alunos partilham diversas estruturas, nomeadamente a base de dados bibliográfica, com a licenciatura de Gestão, tornando-se estas por vezes limitadas. A candidatura para mais e melhores equipamentos, nomeadamente no âmbito da teleconferência, já foi apresentada, assim como o projecto de construção de mais uma sala informatizada.
A estrutura curricular sofreu algumas alterações, em 99, com a abolição de determinadas disciplinas visando uma maior homogeneização com a Licenciatura em Gestão. Nos dois primeiros anos partilham a mesma estrutura curricular, tendo ainda em comum praticamente todo o corpo docente.
No último ano, os finalistas desta licenciatura podem escolher o tema para o projecto. Esta apreciação orientada em Economia acaba por funcionar como um trabalho de investigação, em que os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos. A maior dificuldade deste projecto é mesmo a pouca bibliografia existente.
A duração da licenciatura é raramente ultrapassada, registando uma taxa de aproveitamento acima da média. A afluência ao curso tem sido positiva, já que as vagas são normalmente preenchidas.

Ordem dos Economistas confere credibilidade

No próximo ano lectivo é esperada uma subida na média, já que nas específicas de acesso podem optar entre Economia e Matemática.
Para tal, poderá também pesar o facto, de a licenciatura em Economia na UBI, estar acreditada pela Ordem dos Economistas.
Os objectivos são a formação de consultores, profissionais independentes, quadros médios e superiores de pequenas, médias e grandes empresas (banca, seguros, indústria, comércio), quadros médios e superiores para a administração e carreira docente aos vários níveis. Podem também candidatar-se a revisores oficiais de contas ou a técnicos oficiais de contas.
Estatisticamente, cerca de 22 por cento dos recém licenciados trabalham na Gestão de empresas, 37 por cento em outras actividades, oito na Administração Pública e quatro no ensino. Apesar de não incluir no currículo a realização de estágio, os recém licenciados encontram colocação com facilidade nos primeiros três meses. Tal como acontece na licenciatura em Gestão, não existe registo de licenciados no desemprego.