Departamento de Economia e Gestão
Gestão

Currículo cada vez mais sólido

A área da gestão começou a ser desenvolvida ainda como bacharelato no Instituto Politécnico. Hoje é um dos pilares mais sólidos da UBI.

Por Cristina Marques


Estruturas de apoio

Entre as facilidades de apoio ao ensino, destaca-se uma biblioteca especializada, equipada com ferramentas de pesquisa multimédia e acesso a bases de dados nacionais e internacionais, bem como um Centro de Documentação Europeia.
Os alunos têm ainda ao seu dispor um Centro de Informática (com acesso à Internet - telnet, correio electrónico e www), bem como um laboratório de informática com software especializado nas áreas de Gestão e Economia.

Estrutura curricular

Duração normal do curso: 5 anos lectivos

- Área científica do curso:

Gestão


- Nº. total de unidades de crédito necessárias à concessão do grau: 159

- Áreas científicas e distribuição das unidades de crédito:

- Áreas científicas obrigatórias:

Ramo Gestão:

a) Gestão
57,5
b) Contabilidade
18,5
c) Economia
17
d) Matemática
27
e) Ciências Jurídicas
12
f) Sistemas de Informação
6
g) Ciências Sociais
6


Ramo Gestão de Unidades de Saúde:

a) Gestão
57,5
b) Contabilidade
18,5
c) Economia
20
d) Matemática
27
e) Ciências Jurídicas
12
f) Sistemas de Informação
6
g) Ciências Sociais
9
h) Ciências da Saúde
9

- Áreas científicas optativas:

a) Gestão
b) Economia
c) Ciências Sociais 15

Gestão é uma das áreas de estudo mais antigas na história do ensino superior na Covilhã. Criado há cerca de 27 anos, a funcionar nessa altura como bacharelato em Administração e Contabilidade, antes do Politécnico ganhar o estatuto de Universidade.
Desde 1997, a Licenciatura em Gestão encontra-se a funcionar no remodelado Pólo da Carpinteira, um edifício recuperado para albergar os alunos das Ciências Sociais e Humanas.
À sua disposição têm um laboratório de informática, com duas salas devidamente equipadas, pertencentes ao Departamento de Gestão e Economia. Estas salas são utilizadas pelos alunos para executarem trabalhos no campo da investigação, sendo também o local onde é ministrada a disciplina de Informática.
A estrutura curricular sofreu algumas alterações, com a abolição de determinadas cadeiras, para uma maior homogeneização com a Licenciatura em Economia. Nos dois primeiros anos partilham a mesma estrutura curricular, tendo ainda em comum praticamente todo o corpo docente.
Ao longo dos cinco anos, os alunos recebem uma formação completa e actualizada nos vários domínios da Gestão de Empresas, possibilitando a actuação em Administração, Modernização e Reestruturação de empresas ou outras Organizações.
O ponto forte do curso prende-se com o facto de ministrarem uma formação de banda larga e possuírem um corpo docente em elevada progressão. Cerca de 20 docentes são doutorandos.
No último ano da licenciatura os alunos dedicam grande parte da sua atenção à realização do projecto. Trata-se de um trabalho de investigação que consiste na aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo dos cinco anos de estudo. Os alunos criam uma empresa partindo de um exemplo existente no mercado ou com base fictícia. A afluência ao curso é positiva, com as vagas a serem preenchidas na totalidade todos ao anos e com uma elevada média de conclusão no tempo curricular previsto. A inserção no mercado de trabalho é promissora não sendo conhecido nenhum licenciado em situação de desemprego.
O curso procura formar quadros médios e superiores para os diversos sectores de actividade, entre eles o Comércio, a Indústria e os Serviços; quadros médios e superiores da Administração Pública e Autárquica; consultores, profissionais independentes, docentes do ensino Universitário, Politécnico e Secundário.
A maioria dos licenciados em Gestão trabalham na área da banca, finanças e seguros. A Licenciatura em Gestão, na UBI, possuí forte reputação, comprovada não só pelas posições exercidas pelos licenciados, mas também pelos doutores e mestres.