Departamento de Sociologia
Sociologia

Meio académico ajuda comunidade

Apesar de sofrer de algum anonimato no panorama nacional, também consequente da interioridade da UBI, a licenciatura em Sociologia, criada em 1987, desenvolve actualmente inúmeros projectos, desenvolvidos por professores e alunos, que intervêm directamente na comunidade envolvente.

Por Nélia Sousa


Estruturas de apoio

-Laboratório de Línguas
- Centro de informática (aberto 24 horas): Workstation de multiprocessamento; Sala de terminais e PC´s; Redes (internas e externas)
- Laboratório de micro-ensino (filmagem e visionamento de aulas práticas em estúdio televisivo).
- Acesso permanente à internet (com correio electrónico, telnet e www.).


Estrutura curricular

Duração normal do curso: 4 anos lectivos

- Área científica do curso:

Sociologia


- Nº. total de unidades de crédito necessárias à concessão do grau: 122

- Áreas científicas e distribuição das unidades de crédito:

- Áreas científicas obrigatórias:

a) Sociologia - 49,0
b) Ciências Sociais - 29,0
c) Economia - 9,0
d) Matemática - 14,0
e) Informática - 2,0

- Áreas científicas optativas:

a) Sociologia - 9

- Seminário:

a) Sociologia - 10

Uma das iniciativas mais interessantes e estimulantes, quer para alunos quer para docentes da Licenciatura de Sociologia da UBI, é Centro de Estudos Sociais (CES). Fundado em 94 com o objectivo de permitir a realização de todo o tipo de estudos de cariz sociológico, o CES é hoje dirigido por José Carlos Venâncio, Professor do Departamento de Sociologia, e conta actualmente com 23 membros, todos eles docentes.
O CES é um orgão que tem por função apoiar todo o tipo de investigações sociológicas realizadas pelos seus membros. Em curso estão vários projectos a elaborar por professores e antigos alunos da UBI. O Gabinete de Estudos de Opinião e o Observatório são apenas exemplos activos de uma série de projectos integrados no CES.
O primeiro pretende ser um centro de consultoria permanente, instalado na UBI, tendo como principal orientação a prestação de serviços a toda a Comunidade, formando técnicos, elaborando inquéritos e tratando essa informação..
"De estudantes a profissões: contributo para um Observatório sobre a licenciatura e as trajectórias sócio-profissionais dos licenciados em Sociologia pela UBI" é o propósito que une uma equipa composta por Alcides Monteiro e Maria João Simões, docentes da licenciatura. Tendo como objectivo central a constituição de um Observatório (à semelhança de Lisboa, Coimbra e Porto) sobre a licenciatura em Sociologia e as consequentes trajectórias sócio-profissionais dos licenciados nesta escola, o projecto tem dois objectivos específicos: analisar as expectativas iniciais dos alunos recém inscritos e a sua concretização tomando como referência temporal os dois anos após a conclusão da licenciatura.

UBI, UM e UTAD fazem investigação conjunta

"Prostituição em regiões trans-fronteiriças" é outro projecto que está a ser desenvolvido por três universidades portuguesas: a UBI, Universidade do Minho (UM) e Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD). Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, no âmbito do projecto SAPIENS, este trabalho de investigação começou em Janeiro deste ano e reúne uma equipa de quatro pessoas: Fátima Simões, Fátima Salvado, Luís Saraiva e Nelson Oliveira, com a coordenação de Johanna Schouten - presidente do Departamento de Sociologia da UBI. O objectivo é conhecer a realidade da prostituição em termos gerais e os seus principais focos. Cada uma das universidades trabalha em zonas pré-definidas. No caso da UBI a área geográfica abrangida é Fundão, Covilhã, Belmonte, Sabugal, Vilar Formoso e Guarda.
Prosseguindo o rol de investigações realizadas com o apoio do CES, há a referir o projecto de "Luta Contra a Pobreza" incidindo na zona histórica das Portas do Sol, na cidade da Covilhã. A entidade promotora é a Santa Casa da Misericórdia da Covilhã e a UBI é um dos parceiros da iniciativa. Os Departamentos de Sociologia e Engenharia Civil estão envolvidos neste projecto com o objectivo de conseguir a reabilitação social e urbanística daquela zona. Posteriormente o trabalho alargar-se-á também às freguesias de São Martinho e Santa Maria.

Carreiras flexíveis em projectos de expansão local

Apesar de um aparente cenário negro, a actividade profissional do sociólogo desdobra-se numa grande variedade de áreas e papéis profissionais. Segundo Johanna Schouten, presidente do Departamento de Sociologia, a situação é favorável prevendo mesmo que, dentro de dois anos "80% dos recém-licenciados estejam empregados como sociólogos". De acordo com Alcides Monteiro, docente na UBI, uma das saídas privilegiadas para os sociólogos tem sido no âmbito das associações de desenvolvimento local. "As câmaras, o poder local, as associações de desenvolvimento local são de facto nichos onde os sociólogos normalmente têm lugar", sublinha. A complexidade das sociedades modernas contribuiu para que a Sociologia saísse do espaço oculto em que permanecia para se afirmar enquanto ciência autónoma. Esta acentuada importância da Sociologia resultou, nos últimos anos, numa modificação ao nível das saídas profissionais. Os serviços públicos, os institutos de emprego, as misericórdias, os centros de apoio à toxicodependência têm vindo a receber, com alguma frequência, estes licenciados.