Carlos Silva quer manter prova "popular"
Atletismo - IV Meia Maratona "Cidade da Covilhã"
Percurso alterado para integrar Nacional

Com poucas modificações estruturais, a IV Meia Maratona da cidade altera o traçado e espera integrar o Calendário Nacional no próximo ano.

Por Alexandre S. Silva
NC/Urbi et Orbi

Pouco mais de dois mil contos é o orçamento previsto para a quarta edição da Meia Maratona "Cidade da Covilhã". A prova realiza-se no domingo, 27, sob a organização do Académico dos Penedos Altos e as inscrições já estão abertas. À espera dos vencedores das várias categorias estão 190 treféus e prémios monetários no valor de 890 mil escudos. Números muito semelhantes aos de edioções anteriores uma vez que, justifica Carlos Silva, presidente da associação, "os apoios são quase os mesmos desde a primeira edição. Sabemos que a Câmara só pode dar os 600 contos habituais, a Junta da Conceição 120 e o INATEL 150". Uma questão que o dirigente pretende ver resolvida com a inclusão da prova no Calendário Nacional da modalidade, se possível, "já no próximo ano". Caso se verifique esta situação, acrescenta, "o INATEL disponibilizaria 450 mil escudos e a autarquia concerteza iria rever o seu apoio".
Com poucas mudanças a nível organizativo, a principal diferença entre esta edição e as anteriores reside na significativa alteração do percurso. Devido, principalmente, às obras no Pelourinho, o traçado da prova desvia-se substancialmente do centro da cidade para se prolongar às freguesias de Vila do Carvalho, Teixoso e Canhoso. "É um percurso mais suave que os anteriores e, portanto, mais adequado a uma prova com esta distância", justifica Carlos Silva. Para além disso, continua, "com este traçado, há mais probabilidades de integrar o Calendário Nacional". Uma situação que a acontecer, ressalva o presidente do Académico, "tem que ser muito bem pensada". É que, se por um lado uma prova nacional trás mais prestígio à cidade e à região, corre-se o risco de aparecerem os "papa-prémios", que correm apenas pelo dinheiro em jogo. Isto, continua, "não pode acontecer, porque, então, a Meia Maratona perde o seu carácter popular e desmotiva os habituais concorrentes da região".
De resto, em termos logísticos, nada de novo: Fernando Mamede, Aurora Cunha e António Leitão regressam à Covilhã para apadrinhar a prova, enquanto José Afonso Gomes continua à cabeça da lista dos patrocinadores e os Veteranos da Covilhã e do Teixoso auxiliam a organização.
A partida para a corrida principal, com uma distância de 21 mil e 97 metros, é dada às 10 horas, depois de efectuadas as provas dos Infantis, Iniciados e Juvenis.