José Maria Fortunato viu aprovada a suspensão do PDM fundanense

Foi aprovada a suspensão parcial do Plano Director Municipal (PDM) na área de implementação da Central de Compostagem. Durante três anos o PDM não vai ser aplicado na Quinta das Areias, na freguesia de Alcaria, concelho do Fundão, uma vez que o terreno foi considerado de utilidade pública. Esta foi a única forma de legalizar o empreendimento e teve a anuência na Assembleia Municipal realizada na quarta-feira, 2. A proposta foi aprovada por maioria, com sete votos contra e três abstenções.
A bancada do PSD rejeitou o projecto, segundo Henrique Dias, "porque se opõe a uma estrutura para a qual não foram salvaguardados os interesses do município". A segurança das populações próximas da Central também merecem atenção da parte do social democrata, "uma vez que não há certeza de se estar a acautelar o futuro dessas pessoas".
Posição semelhante ao PSD tem Santos Costa, presidente da Junta de Freguesia de Alpedrinha. O autarca explica que o sentido de voto se deve ao facto de não terem sido exigidas as contrapartidas que considera necessárias. "O concelho devia tirar fortes vantagens por ser o único que, na Cova da Beira, se submete a receber o lixo", defende. Nos documentos analisados, Santos Costa não encontrou, em anexo, a planta que delimita a área que vai ser sujeita à suspensão do PDM. Razão suficientemente forte para chumbar o projecto, explica: "Não quero que os proprietários dos terrenos envolventes à Central de Compostagem se queixem de mim porque aprovei uma coisa sem pensar". "Eu voto contra", acrescenta, "porque não estou em condições de dizer se isto prejudica ou não as pessoas".
Para além dos votos contra do PSD e do presidente da Junta de Alpedrinha, os autarcas de Souto da Casa e Aldeia de Joanes bem como o socialista José Belchior, abstiveram-se. O membro da bancada do PS argumenta que o Ministério do Ambiente (MA) está em falta com o município e que as contrapartidas anunciadas pelo presidente da autarquia, José Maria Fortunato, ainda não foram concretizadas. Belchior, tal como Santos Costa, queixa-se da inexistência da planta do local onde o PDM vai ser suspenso, algo que pode criar graves problemas: "Não conheço o espaço e nada me diz que não tenha sido aprovada uma situação que pode criar prejuízos futuros. Sinceramente, os erros dos outros não os assumo". A actuação do MA não é a melhor, na perspectiva do deputado municipal. "Não devia ser a Assembleia Municipal a assumir uma responsabilidade como a que foi tomada, ainda por cima sem estar na posse de toda a informação", afirma.
Quanto às contrapartidas, apesar de muitos elementos da Assembleia estarem reticentes quanto à sua concretização, voltaram a ouvir de Fortunato o que o município recebe com a Central de Compostagem: "Abastecimento de águas às populações do Souto Alto e o arranjo das estradas do cruzamento de Alcaria até à Central e do mesmo cruzamento até à freguesia". No entanto, o autarca considera que "mais importante foi a resolução do problema da lixeira do Souto Alto".