Inauguração do Clube Recreativo
Festa rija na Panasqueira

Por Mariana Morais

A conclusão, em Setembro deste ano, da estrada que liga a Barroca Grande a S. Jorge da Beira, foi uma das promessas feitas por Carlos Pinto, no domingo, 13, durante a inauguração do Clube dos Amigos da Panasqueira. Um dia em cheio para as gentes do couto mineiro.

 

Domingo foi dia de festa na Panasqueira. Seis meses depois do incêndio que destruiu o clube, a população volta a ter um local de convívio.
Fernando Ventura tem 47 anos e foi mineiro durante 24. Jogou hóquei em patins no Clube Recreativo das Minas da Panasqueira. Era guarda-redes na época de 1982-83 quando a equipa esteve prestes a subir à primeira divisão. Em Outubro do ano passado, quando o clube ardeu, o que mais lhe custou foi a destruição das taças. " Hoje, quando aqui entrei e vi tudo outra vez de pé, fiquei contente mas não me posso esquecer das taças. Eram tantas que enchiam uma sala", afirmou Fernando Ventura.
Muito feliz estava António Quintela, presidente do Clube dos Amigos da Panasqueira, nome actual do clube agora reconstruído. Em Outubro do ano passado, depois do incêndio, só ficaram as paredes do clube. "Passados seis meses estamos neste almoço a inaugurar o novo clube. Com o dinheiro do seguro e os oito mil contos da Câmara, conseguimos os 22 mil contos que a obra custou. Agora falta-nos o ringue, os balneários e o palco", salientou António Quintela.

Presidente promete

Carlos Pinto, presidente da autarquia covilhanense, comprometeu-se a assinar um protocolo de 4.000 contos para a continuação das obras do ringue de patinagem. Em relação à estrada municipal que liga a Barroca a S. Jorge da Beira, reivindicação feita pelo presidente de S. Jorge da Beira, Carlos Pinto declarou que "existe um projecto de requalificação e rectificação de curvas que só ficou pronto em Março. A obra custará 180 mil contos e os trabalhos começarão em Julho, devendo estar terminados em Setembro".
Referindo-se às obras de reconstrução da igreja da Panasqueira, pedido feito pelo padre de S. Jorge da Beira, o autarca informou que as obras vão começar no próximo mês de Junho e custarão cerca de 7.000 contos.
A edilidade irá também conceder um donativo de 500 contos ao Rancho Folclórico da Barroca Grande para a edição de um CD. Tudo isto se insere, segundo Carlos Pinto, numa política de apoio ao associativismo e à cultura.