Poucos alunos participaram na iniciativa da AAUBI e do Gabinete de Estágios

De 7 a 11 de Maio decorreu na UBI o Fórum Emprego e Saídas Profissionais. Ao longo da semana foram abordados vários temas de interesse para os alunos que estão prestes a ingressar no mercado de trabalho.
Na conferência "Ligação Universidade versus Mercado de Trabalho" foi salientada a importância do Gabinete de Estágios da UBI no apoio aos novos licenciados. A difícil tarefa de encontrar um estágio é facilitada por este gabinete que funciona como ponto de encontro entre empregadores e recém licenciados.
O tema "O Papel do Marketing da Internet na Gestão de Carreira" teve como principal orador Paulo Duarte, docente do departamento de Gestão. Neste painel foi salientada a importância das novas tecnologias como complemento da carreira.
A apresentação do Gabinete de Estágios da UBI foi conduzida por Mário Raposo, que falou das funções que um gabinete de estágios deve desempenhar para ajudar todos aqueles que procuram um estágio.
Rogério Palmeiro, do Gabinete de Estágio da UBI, destacou que "o Gabinete de Estágios da UBI está bem e recomenda-se. Só durante o primeiro semestre foram recebidas 329 ofertas de estágios para várias áreas, mas poucos estudantes procuraram o gabinete para obterem informações. Não são colocados mais estagiários nas empresas porque os finalistas só se dirigem ao Gabinete de Estágios quando estão com o credo na boca", sublinha Rogério Palmeiro. Para contrariar esta situação o gabinete tem uma lista de inscritos, cerca de 225, que são informados das propostas de estágios que chegam até ao gabinete.
Com as manhã dedicadas às conferências, a organização do Fórum de Emprego e Saídas Profissionais, reservou as tardes dos dias 7, 8 e 11 de Maio para workshops. No dia 7 foi feita a simulação de uma primeira entrevista, no dia 8 os presentes aprenderam a elaborar um curriculum vitae e no dia 11 destacou-se o papel da liderança e gestão de carreira.
Apesar do interesse da iniciativa, o fórum registou uma fraca adesão. Num dos workshops não houve um único interessado em aprender o tema exposto. Apesar disso, a organização do evento considera que é importante insistir na realização destas iniciativas e promete continuar o seu trabalho de divulgação.