Apesar do pouco público a organização afirma que estas jornadas foram até agora as mais bem sucedidas
VII Jornadas de Produção na UBI
Pouco público não afectou qualidade

A sétima edição das Jornadas de Produção decorreu no passado fim de semana. Mais uma vez a interioridade da Covilhã e a fraca adesão dos alunos foram as notas dominantes desta iniciativa.

Por Marisa Miranda

Apenas 50 participantes se deslocaram ao auditório 8.1 no Pólo das Engenharias da Universidade da Beira Interior para assistirem às VII Jornadas de Produção, organizadas pelo núcleo de estudantes de Engenharia da Produção e Gestão Industrial (UBINEP). A fraca adesão dos alunos a esta iniciativa foi motivo de alguma "frustração" para a organização. "Há uma falta de sensibilização dos estudantes para este tipo de eventos", adianta Paulo Canário, presidente do UBINEP.
Durante os dias 3, 4 e 5 de Maio, várias entidades académicas e empresariais discutiram vários temas como Sistemas de Gestão de segurança, higiene e saúde no Trabalho, Globalização e Internacionalização das Empresas Portuguesas, Economia Digital/E_commerce, Ecoeficiência e Sustentabilidade Empresarial, Ambiente e Energia e Saídas Profissionais. A interioridade da Covilhã foi um factor decisivo na anulação do painel sobre Competências dos licenciados nas empresas. "As empresas convidadas para este debate adiantaram não poder dispor de recursos humanos para realizar as seis horas em viagem" até à cidade serrana, explicou a organização.
Mas como nem tudo é trabalho, ainda houve tempo para um jantar convívio entre alunos, professores e licenciados.
"Estas foram as melhores conferências que já tivemos, em termos de riqueza de temas e oradores". Esta frase é de Paulo Canário, presidente do UBINEP, que no final, se mostrava satisfeito com os resultados desta iniciativa.

Oradores e temas de luxo

O engenheiro Pedro Rodrigues, licenciado em Engenharia da Produção e Gestão Industrial pela UBI, apresentou uma "nova abordagem sobre a segurança e higiene no trabalho que passa inevitavelmente pela implementação de sistemas de gestão vocacionados para essa área". Para este representante da ASSEC - Assistência a Empresas e Consultadoria, Lda as jornadas são importantes para as entidades empregadoras. "Para as empresas é o primeiro namoro com os futuros engenheiros que poderão vir a colaborar com elas", destacou.
Os painéis sobre Globalização e Internacionalização das Empresas Portuguesas e Economia Digital/ E_commerce foram as mais apreciadas pelos participantes.
António Reis representante da Industry.com propôs à Universidade da Beira Interior uma parceria com esta empresa no sentido de ser leccionada uma pós-graduação na área do E_business. Para os alunos da Licenciatura de Engenharia da Produção e Gestão Industrial esta seria uma mais-valia na sua formação académica.
O debate sobre Saídas Profissionais juntou à mesma mesa licenciados e alunos que discutiram a realidade do mercado de trabalho actual.