Profissionalismo e qualidade
Palestra mostra ensino na Academia da Força Aérea

Por Viviana Vieira

O Tenente Coronel Rui Carvalho, antigo docente na Universidade da Beira Interior, regressou à Covilhã para falar do ensino ministrado na Academia da Força Aérea. Um ensino de qualidade, afirmou, reconhecido pela acreditação de todos os cursos que lecciona.

Na terça feira, 24 de Abril, decorreu na UBI uma palestra sobre "O Ensino na Força Aérea", que teve como orador o Tenente Coronel Rui Carvalho, que durante 3 anos foi docente desta instituição. Perante uma plateia com pouco mais de uma dezena de alunos de Aeronáutica, Rui Carvalho falou dos cursos existentes na Academia da Força Aérea (AFA): Aeronáutica, Electrónica, Engenharia de Aeródromos, Administração Aeronáutica, Navegador, Técnicos, Polícia Aérea e finalmente Medicina.
A AFA é a única instituição de ensino superior nacional que tem acreditados todos os cursos que ministra. Rui Carvalho afirmou que "a organização e profissionalismo da AFA foram reconhecidos com a acreditação dos cursos que nela são ministrados."
O Tenente Coronel explicou como funciona o ensino que tem como base a aprendizagem militar. As licenciaturas ministradas pela AFA funcionam em conjugação com outros estabelecimentos de ensino superior, com quem são estabelecidos convénios de utilização, quer das instalações, quer dos próprios docentes. O ensino funciona em articulação entre a preparação militar, da responsabilidade da Academia, e o ensino académico, ministrado na Academia e numa Universidade. Esta situação deve-se em parte aos escasso número de alunos a determinadas disciplinas, resolvido pela integração deste em turmas a funcionar nos outros estabelecimentos. A AFA tem convénios com o Instituto Superior Técnico, Escola Superior de Tecnologias Militares Aeronáuticas (ESTMA), Faculdade de Medicina de Lisboa. A AFA optou por estabelecer convénios com universidades da capital por motivos geográficos, visto que a academia fica situada na serra de Sintra, e económicos. Cada aluno em formação na Força Aérea representa um encargo de mil e 500 contos médios anuais.