Programa Nónio
Estender a "rede" ao Interior

NC/Urbi et Orbi

O ministro da Educação anuncia Centros de Competência Nonio para o Interior. Um programa que visa incentivar a utilização da Internet como ferramenta de trabalho nas escolas.

O ministro da Educação, Augusto Santos Silva, aproveitou, na terça-feira, 15, a sua participação na II Conferência Internacional do programa Nónio - Século XXI, para anunciar que vão ser criados novos Centros de Competência Nónio de forma a que o projecto chegue a todo o universo escolar, com particular enfoque nos centros que se encontrem localizados nas regiões do Interior do País.
Santos Silva, que interveio no encontro através do sistema de vídeoconferência, refere que a exclusão inicial destes estabelecimentos foi motivada pela sua distância geográfica face a centros de competência, mas que o Governo, através dos ministérios da Educação e da Ciência e da Tecnologia, tem feito um grande esforço na colocação de computadores com acesso à Internet no sistema escolar. O ministro insistiu ainda na necessidade de se prosseguir a formação dos docentes de forma a que todos obtenham um currículo básico na área da utilização das tecnologias de informação e educação.

Fomentar acesso

Paulo Dias, coordenador da Conferência e docente do Instituto de Psicologia e Educação da Universidade do Minho, defendeu, por seu lado, que o conceito de "escola-Nónio", ao fomentar o acesso à Internet, vai para além daquilo que é tradicional no uso das tecnologias de informação, pois proporciona à comunidade escolar o acesso interactivo a "ferramentas inteligentes" que permitem estudar, investigar e trabalhar de forma mais profícua e criativa.
A II Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação junta, até hoje, sexta-feira, 18, na Universidade do Minho, em Braga, um total de 400 especialistas portugueses norte-americanos, brasileiros, franceses, ingleses, noruegueses e finlandeses que apresentam dezenas de comunicações e estudos científicos. Organizada pelo Centro de Competência Nónio Século XXI da Universidade do Minho, em cooperação com o Ministério da Educação, com o programa comunitário "e-schola" e com a Comissão Europeia, esta conferência foi ainda dedicada à memória do professor Altamiro Barbosa Machado, da Universidade do Minho, recentemente falecido, e que foi o criador do Projecto Minerva na instituição, precursor do actual Centro de Competência Nónio.