O União de Coimbra cedeu poucos espaços e os covilhanenses deixaram escapara a II Liga

Ficha do Jogo

Estádio Municipal de Coimbra (36ª Jornada)
(13-05-2001)


Árbitro: Hélio Santos (Lisboa)
Auxiliares: Paulo Pedroso e Bruno Matos

U. Coimbra - 1
Eduardo; Rui Costa, João Pereira, Jorge Lopes e Cláudio; Clodoaldo, Pedro Paula e Maná (Fernando Martins, 84 m); Bebé (Gonçalo, 66 m), Miranda e Milan (Alemão, 74 m)
Treinador: José Conceição

Sp. Covilhã - 1
Celso; Rui Morais, Saúl, João Carlos e João Miguel; Piguita (Milton, 67 m), Filipe Avelar (Luciano, 35 m) e Adilson; Trindade; Túbia (Hélder Gomes, 45 m) e Marco Cadete
Treinador: Henrique Nunes

Ao Intervalo: 1-0

Marcadores: Miranda (1 m) e Hélder Gomes (82 m)

Disciplina: cartão amarelo a Filipe Avelar (18 m), Trindade (23 m), Miranda (29 m), João Carlos (30 m), Marco Cadete (57 m), Saúl (65 m) e Hélder Gomes (90 m). Cartão vermelho a Celso (32 m)

II Divisão B - Serranos levam lição mal estudada
Sonho do Covilhã "afoga-se" no Mondego

O Covilhã compromete a subida à II Liga ao empatar em Coimbra. A Oliveirense prepara a festa depois de uma vitória (0-3) em Fátima. Alcains descansado cede empate ao Viseu

Por Alexandre S. Silva
NC/Urbi et Orbi


O Sporting da Covilhã comprometeu seriamente qualquer aspiração de subir à II Liga. Os serranos foram a Coimbra e não conseguiram mais do que um empate a uma bola "arrancado a ferros" ao União local.
As coisas começaram a correr mal aos pupilos de Henrique Nunes logo no primeiro minuto. Ainda mal tinha sido dado o pontapé de saída e já o conjunto do Mondego abria o activo. Miranda surpreende tudo e todos ao abrir o activo após uma falha colectiva dos sportinguistas.
O conjunto da Covilhã reage e tenta tomar conta do jogo, mas a bem escalonada defesa local não dá espaços. Só de fora da área os visitantes conseguem levar algum perigo à baliza de Eduardo. Primeiro, João Miguel atira por cima da barra na sequência de um livre e, depois, é Filipe Avelar, também de bola parada, que obriga o guardião conimbricense a defesa apertada para canto.
Com o Covilhã balanceado no ataque, os homens de José Conceição tentavam a espaços apanhar a defensiva forasteira em contra-pé. Uma estratégia que, por várias vezes levou o perigo às redes de Celso. Aos 15 minutos Milan desmarca Miranda pelo centro do terreno e só a fraca pontaria do avançado impediu o dilatar do marcador. Os beirões, no entanto, tomavam conta do jogo, embora esse domínio não se traduzisse em golos ou lances de perigo iminente para a turma local.
Mas se as coisas já estavam complicadas para os "Leões da Serra" piores ficaram ao minuto 32. Maná choca com Celso dentro da grande-área covilhanense e, na sequência do lance, Hélio Santos, árbitro de Lisboa mostra o cartão vermelho directo ao serrano por pretensa agressão ao avançado do União. Uma decisão polémica que custou à equipa de Henrique Nunes um jogador. Luciano entra para a baliza e o técnico Henrique Nunes "sacrifica" Filipe Avelar. O meio-campo perde em consistência mas não compromete, até porque a formação local arriscava pouco e limitava-se a defender o resultado.

O fim da esperança

A segunda parte começa como tinha acabado a primeira. Com os covilhanenses a pressionar e o União de Coimbra a defender. Uma tarefa na qual os jogadores da casa estiveram irrepreensíveis. Com as entradas de Hélder Gomes (45 m) e Milton (67 m), a turma de Henrique Nunes ganha a luta do meio-campo, mas continua sem conseguir ultrapassar a cortina defensiva adversária. Aos 74 minutos os remates de Milton e Marco Cadete, na mesma jogada, embatem em Clodoaldo, que substitui o já batido Eduardo.
A pressão acentua-se e, aos 82 minutos os "leões" chegam ao já merecido empate. Marco isola Hélder Gomes que, depois de receber na área, ainda tem tempo para fintar o seu marcador directo e rematar fora do alcance do guardião de Coimbra. Até ao final da partida só os covilhanenses procuraram a vitória que teimou em escapar. Aos 86 minutos Milton atira ao lado numa recarga a um remate de Hélder Gomes e, na jogada seguinte, é o poste da baliza coimbrã que evita o golo da vitória e compromete as esperanças da turma beirã, que ainda sonhava com a II Liga.
A Oliveirense foi a Fátima golear (0-3) e tem o passaporte para o escalão superior quase garantido. É que a próxima jornada dita uma recepção ao "lanterna vermelha", o Lourinhanense. Uma partida fácil para o líder, a quem já só basta um empate para fazer a festa. Na próxima ronda o Covilhã joga em casa com o Alcains. Uma partida que tem como único atractivo o facto de se tratar de um derby regional, já que os canarinhos são uma equipa descansada e com a permanência assegurada e os covilhanenses estão virtualmente afastados da luta pela primeira posição.