Paulo Gonçalves cortou a meta
na primeira posição

Atletismo - VII Grande Prémio de Alpedrinha
Gonçalves mais forte deixa concorrência pelo caminho

Paulo Gonçalves arrebatou o trofeu mais desejado e deixou Fernando Matos e Alex Aguiar a alguns segundos de distância. Donas e Ribeiro Sanches dominam escalões juvenis.

Por Carlos Bragança
NC/Urbi et Orbi


A correr em nome individual, Paulo Gonçalves foi o grande vencedor do VII Grande Prémio José Vasco Mendes de Matos em Alpedrinha. Uma prova organizada pelo Teatro Clube da freguesia em colaboração com a Associação de Atletismo de Castelo Branco. O internacional Sénior completou a prova de 10 mil metros na primeira posição e só teve como reais opositores Fernando Matos e o atleta da Casa do Povo do Ferro, Alex Aguiar, que ocuparam as restantes posições do pódio. A instituição ferrense classificou-se, por sua vez, na primeira posição na competição por equipas, seguida do Amigos do Bairro Municipal (Covilhã).
Na classificação feminina, o triunfo coube a Vanda Rosas, do Odivelas FC, seguida por Ana Rodrigues, das Donas, e pela veterana do Teixoso, Lisdália Nunes. Fernando Feijão e Francisco Casteleiro, do Verde e Amarelo, conseguiram as duas primeiras posições e colocaram o emblema covilhanense no topo da tabela de equipas.
Nos escalões mais jovens o CA Donas voltou a estar em destaque. João Alexandrino venceu a classe de Juvenis, seguido de Daniel Fonseca, da EB Ribeiro Sanches, e André Vinhas, do Abrigo de S. José, e deu a vitória à sua equipa. Na vertente feminina, a classificação colectiva acabou liderada, também, pelo clube das Donas. O triunfo na corrida individual coube a Sara Salvado (Ribeiro Sanches), mas o clube do concelho do Fundão acabou conseguiu colocar Vera Lúcia e Luciana Roque nas posições imediatas.
Já no escalão de Infantis Masculinos, o domínio da Escola Básica Ribeiro Sanches, foi avassalador. A equipa penamacorense colocou três atletas nas primeiras posições, respectivamente, João Robalo, Fábio Portugal e Ricardo Bernardino, e conquistou o trofeu maior da categoria. Na corrida feminina, as Donas voltaram a dominar, já que Rita Nunes e Andreia Oliveira conseguiram os dois primeiros lugares, à frente da atleta da Ribeiro Sanches, Nádia Penedo.
No escalão de Benjamins a vitória coube a Bruno Santos, da Casa Afonso - Peroviseu, e a Liliana Martins, do CA Donas.
Este Grande Prémio, que se realiza de dois em dois anos em homenagem ao grande impulsionador das obras de reconstrução do Teatro Clube de Alpedrinha, Mendes de Matos, levou à freguesia serrana cerca de 200 atletas.