Covilhã e Alcains fizeram uma das melhores exibições da época

Ficha do Jogo

Estádio Municipal José dos Santos Pinto (Covilhã)
(20-05-2001)


Árbitro: Luís Miranda (Lisboa)
Auxiliares: Gabínio Evaristo e Vítor Meira

Sp. Covilhã- 3
Luciano; Rui Morais, Saúl, João Carlos e João Miguel; Piguita, Trindade (Capelas, 87 m), Adilson e Hélder Gomes (Milton, 79 m); Túbia (Filipe Avelar, 45 m) e Marco Cadete.
Treinador: Henrique Nunes

Alcains-1
João Miguel; Graça, Rui Melo, Cláudio e Serginho; Betinho (Marcelo, 79 m), Bruno Matos, Filipe Correia e Adimilson; Hideraldo e Élio.
Treinador: Joaquim Peres

Ao Intervalo: 1-1

Marcadores: Túbia (39 m), Filipe Correia (44 m), Marco Cadete (47 m) e Filipe Avelar (87 m)

Disciplina: cartão amarelo a Trindade (26 m), Élio (26 m), Rui Melo (27 m), Marco Cadete (29 m), João Carlos (36 m), Piguita (43 m), Rui Morais (45 m), Cláudio (51 m) e Marcelo (81 m)

II Divisão B - Oliveirense campeão
Covilhã adia II Liga

O Covilhã ganha o derby com o Alcains (3-1) mas adia a promoção. A Oliveirense vence o "lanterna vermelha" e festeja o título.

Por Alexandre S. Silva
NC/Urbi et Orbi


Se dúvidas havia tudo ficou esclarecido este fim-de-semana. A Oliveirense, que só precisava do empate para fazer a festa do título e da subida à II Liga, venceu o "lanterna vermelha" Lourinhanense e acabou com a réstea de esperança do Sporting da Covilhã.
Apesar de conformados com a quase impossibilidade da promoção, os serranos não se furtaram a uma boa exibição na recepção ao vizinho Alcains. Os Canarinhos, com a promoção garantida há duas jornadas também não deixaram os seus créditos por mãos alheias e entraram no Santos Pinto à procura da quarta vitória fora de casa.
Entrou melhor o Covilhã. Ainda o cronómetro não marcava seis minutos e já Saúl ameaçava as redes alcainenses com um remate de cabeça que sai poucos centímetros ao lado. No lance imediato Marco Cadete lança Túbia em profundidade pelo lado esquerdo, mas o angolano, já dentro da área permite o corte a Cláudio. Aos 12 minutos Adilson chega a introduzir a bola dentro da baliza à guarda de João Miguel. Um golo, no entanto, anulado por entrada de pé em riste do médio sportinguista. O Alcains acorda, então, para o jogo. Num estilo muito característico da turma de Joaquim Peres, baseada no passe curto e circulação de bola, os avançados "canarinhos" confundem todo o sector defensivo covilhanense e criam a melhor oportunidade de golo até à altura. Adimilson, porém, isolado na zona frontal à baliza de Luciano faz o mais difícil e atira ao lado.
A partida começa, então, a ficar muito equilibrada, mas o sinal mais foi sempre do conjunto da casa. À passagem da meia-hora, na sequência de dois livres, os "Leões da Serra" poderiam ter inaugurado o marcador. Primeiro é João Miguel a interceptar um remate de Hélder Gomes e, depois, é o poste esquerdo que substitui o guardião na tarefa de manter inviolável a baliza.
O Covilhã continua a acreditar e, aos 39 minutos, chega mesmo ao golo. Hélder Gomes aponta um canto do lado direito. Piguita cabeceia contra João Miguel e, na recarga, Túbia não desperdiça. Mas a alegria dos adeptos da casa durou apenas cinco minutos. A poucos segundos do intervalo Filipe Correia restabelece a igualdade com um remate "canhão" a mais de 25 metros da baliza, no seguimento de um livre.

"Super Marco" dá lição

A segunda metade começa praticamente com o golo do Covilhã. Piguita lança Marco Cadete que, em esforço, consegue levar a melhor sobre Cláudio e rematar cruzado à saída do guarda-redes. O avançado covilhanense arrancava, assim, para um segundo tempo com uma exibição de luxo. O Alcains, contudo, não baixa os braços e, cinco minutos depois, poderia ter chegado à igualdade. Betinho isola-se pelo lado esquerdo, mas, frente a Luciano, perde tempo de remate e permite o corte de Rui Morais.
Depois foi o domínio absoluto da equipa da casa, do qual Cadete foi o expoente máximo. Muito activo no flanco direito, até aos 75 minutos o avançado ludibriou por duas vezes a defensiva forasteira e ofereceu o golo aos companheiros. Hélder Gomes primeiro e, depois, Filipe Avelar, não conseguem acertar com a baliza e desperdiçam o trabalho do número 11 do Sporting. À terceira tentativa, no entanto, é de vez. Marco tira Graça e Rui Melo do caminho e cruza para o centro da área onde Filipe Avelar tem tempo para tudo. Pára, olha e encosta para o fundo das malhas de João Miguel.
Estavam decorridos 87 minutos, mas nem por isso as duas equipas deixaram de tentar o golo. Antes dos 90 minutos Filipe Avelar quase faz o segundo num chapéu ao guardião alcainense e, já em período de descontos é Adimilson que atira ao poste depois de um centro de Filipe Correia.
A vitória do Covilhã acaba por se justificar dado o domínio que exerceu sobre o Alcains durante quase toda a segunda parte. A arbitragem de Luís Miranda teve momentos. Depois de mostrar sete cartões na primeira parte (quatro deles num tempo recorde de três minutos), acabou por contemporizar na segunda metade e perdoou a expulsão a Rui Melo e Rui Morais. Aos 60 minutos, quando o marcador indicava 2-1 deixou passar um empurrão de Saúl a Adimilson dentro da área. No entanto, o árbitro estava longe do lance, pelo que lhe era difícil ajuizar.