Vital é o termo como é classificada a obra de construção dos túneis de atravessamento do Maciço Central

Túneis na Serra da Estrela
Estudo prévio em fase de conclusão

O estudo prévio dos túneis para a Serra da Estrela está em fase de conclusão. Os documentos deverão ser entregues até final deste mês no Instituto de Estradas de Portugal.

Por Viviana Vieira


Há muito existe no imaginário das gentes da Beira Interior, mas apenas como um sonho. A ideia de "rasgar" a Serra da Estrela e encurtar a distância até ao Litoral poderá ser uma realidade. O traçado previsto no projecto, efectuado pela empresa de estudos e projectos COBA, aponta para o início da nova estrada na zona do Teixoso, passagem por Manteigas e chegada um pouco a sul de Gouveia, perto de Paços de Serra. O projecto incluirá dois túneis, com perfil idêntico aos existentes na serra da Gardunha. O túnel Covilhã-Manteigas terá cerca de dois quilómetros e o troço Manteigas-Gouveia terá mais de oito quilómetros. O percurso incluirá dois viadutos, um sobre o rio Zêzere de 500 metros e outro de mil metros sobre a ribeira de Beijâmes, no Vale de Verdelhos. Ambos os viadutos serão construídos a uma altitude de 700 metros. A escolha desta altitude minimiza o risco da neve provocar o encerramento do trânsito como acontece frequentemente na actual ligação entre Covilhã-Torre-Seia.
Segundo a análise da COBA, os 32 quilómetros de estrada deverão custar cerca de 25 milhões de contos, a preços actuais.
Na prática todo o projecto, e o seu avanço ou não, irá depender dos estudos de impacte ambiental, já que a nova estrada passa na área do Parque Natural.
A estrada contará apenas com uma faixa de rodagem em cada sentido, onde serão permitidas velocidades médias de 80 quilómetros horários.
A ligação encurtará o tempo de percurso da Covilhã-Seia de 68 para 27 minutos e o trajecto Covilhã-Manteigas passará de 39 para 18 minutos. O número de quilómetros a percorrer entre Manteigas e Gouveia também será reduzido de 38 para 17 quilómetros.

Obra inscrita no PIDDAC

O estudo prévio de viabilidade dos túneis da Serra da Estrela, entre Covilhã-Manteigas, e Gouveia-Seia "já se encontra em fase de conclusão" adiantou Carlos Pinto, edil covilhanense, que reuniu recentemente com o presidente do Instituto de Estradas de Portugal (IEP).
Segundo o presidente da Câmara da Covilhã, "prevê-se que os documentos sejam entregues até final deste mês" no IEP.
O investimento, que é considerado "vital para a Beira Interior", foi incluído pelo governo no Plano Rodoviário Nacional e dispõe de uma dotação de um milhão de contos, no âmbito do Plano de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) de 2000/01.
Mas o projecto já vem de 1999. O então ministro do Equipamento, Planeamento e Administração do território, João Cravinho, assinou um despacho no qual foi dada ordem ao Instituto das Estradas de Portugal (IEP), para realizar um estudo técnico-económico para uma nova estrada Covilhã-Manteigas-Gouveia-Seia. Nesse documento pode ler-se que só a travessia rápida da serra pode colmatar uma "deficiência infra-estrutural", que tem "evidentes repercussões negativas no desenvolvimento regional"
A Serra da Estrela deixará, assim, de ser uma barreira entre o Litoral e o Interior já que a nova estrada "permitirá mais e melhores alternativas de tráfego e servirá de escoamento para quem utilize o maciço central", sublinhou o autarca.